Fechar
Buscar no Site

Aparece o Sêneca de Lupi

Empresário afirma que avião foi cedido por companhia de táxi aéreo de Imperatriz (MA)

Da revista Época

Além do King Air PT-ONJ, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, utilizou o Embraer 810 Sêneca, de prefixo PT-RMT, em viagens pelo interior do Maranhão no mês de dezembro de 2009. A afirmação é do empresário Marcos Pinho, que diz ter acompanhado o ministro, o ex-governador Jackson Lago (morto em abril deste ano) e o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) num périplo pelo Estado há quase dois anos.

Segundo Pinho, que mora na cidade de Imperatriz, a aeronave estava sob os cuidados da empresa Heringer Táxi Aéreo. “Pedimos o avião emprestado ao Aloísio, dono da empresa. Dissemos que o avião era para o governador Jackson Lago. Aí o Aloísio emprestou”, afirmou. Pinho diz, ainda, que dificilmente haverá nota fiscal para comprovar as despesas do voo porque o avião foi cedido e não fretado. “Não sei nem se o avião é da Heringer. Pode ser de algum cliente deles”, disse. Ainda de acordo com o empresário, o piloto Michel Izar Neto foi o responsável pelo voo. ÉPOCA apurou que representantes do PDT no Maranhão se cotizaram para pagar os serviços de Izar e o combustível utilizado nas viagens com o ministro Lupi.

Procurado por ÉPOCA na segunda-feira, Aloísio Heringer disse que precisava checar informações sobre os voos. Mas não retornou as ligações. Já o piloto Michel Izar afirmou ter sido responsável por voo com o ex-governador Lago, mas não lembra datas. “Faz muito tempo”, afirma. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está em nome do empresário José Cursino Brenha Raposo, dono de empresas de segurança no Maranhão. Fontes disseram a ÉPOCA que a Heringer Táxi Aéreo costuma administrar aviões de terceiros.

Às 19 horas desta terça-feira, o ministro Carlos Lupi participará de reunião com parlamentares do PDT. Na agenda, a definição sobre o futuro do ministro. Alguns políticos do PDT acreditam que Lupi deve sair imediatamente do Ministério para que a presidente Dilma o substitua por outro representante da legenda. O receio é de que Lupi seja mantido apenas até o final do ano e, depois, o ministério seja entregue a outro partido.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens