Fechar
Buscar no Site

Ao lado de Queiroga, Carlos Lula critica falta de coordenação na pandemia

Em sua cerimônia de posse como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira, Carlos Eduardo Lula criticou a falta de coordenação no enfrentamento à Covid-19. Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Lula afirmou que esse vácuo “aprofundou a dor” causada pela pandemia.

Durante a cerimônia, Queiroga também criticou estados que, segundo ele, descumprem decisões que são tomadas com gestores das três esferas e acabam atrapalhando. Lula é secretário estadual de saúde do Maranhão e foi reconduzido ao cargo de presidente do Conass por mais um ano.

— Nós, gestores do SUS, padecemos pelos mesmos motivos. A ausência de coordenação central aprofundou essa dor. Substitui-se a solidariedade pela discórdia, o diálogo pelos gritos, o consenso pelo dissenso. Tinha que ser diferente, poderia ter sido diferente, e acho que pode ser diferente — disse, complementando: — Podemos ter adversários, mas hoje o inimigo é o vírus. Ao contrário do que pensa alguma liderança nacional, quero que todos os brasileiros vivam 100 anos, 150 anos.

Em sua fala, o ministro parabenizou Lula pela posse, mas não deixou de criticar os estados. Queiroga afirmou que não se pode adotar um ambiente de “guerra das vacinas”.

— Deixemos aquela revolta da vacina de Oswaldo Cruz, que eram as pessoas que não queriam tomara vacina, por uma ambiência que não seja a guerra das vacinas que estamos vivendo hoje, criando um tumulto muito forte. Estados que na bipartite modificam as regras pactuadas na tripartite — disse. — Eu tenho que falar isso no ambiente que, não diria festivo, mas de muito reconhecimento ao seu trabalho, porque isso tem gerado conflito e atrasos no nosso programa de vacinação. O Globo

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens