Fechar
Buscar no Site

Ana Emília, futura secretária de Saúde de SL, não foi indicação de Flávio Dino

A indicação da mestra e pós-doutora em Odontologia, Ana Emília de Oliveira, ao cargo de secretária municipal de Saúde foi um escolha técnica de Edivaldo Holanda Júnior e de sua equipe, baseada em critérios objetivos do prefeito eleito, e não tem conotação política.

A escolha do seu nome não foi recomendação de nenhum político, já que a professora Ana Emília não tem, sequer, filiação partidária, e nem militância em nenhum grupo específico.

Vale frisar, também, que a professora não tem grau de parentesco com nenhum dos integrantes da equipe do prefeito eleito, ao contrário do que já foi noticiado em alguns blogs. Ana Emília não é irmã de Ana Amélia, esposa de Sálvio Dino, que por sua vez vem a ser irmão do presidente da Embratur, Flávio Dino.

Sua atuação circunscreve-se à área médica, em que tem desempenho destacado no campo acadêmico, não só em sala de aula, mas em programas federais que atuam em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professora.

O maior exemplo do trabalho de Ana Emília é o reconhecimento nacional que a construção da UNASUS/UFMA, a Universidade Aberta do SUS, em parceria com a UFMA, obteve durante estes seus quase três anos de atuação. Diversas outras instituições brasileiras de ensino superior, como UERJ, UFMG, UFC, UFSCPA, UFPE, vieram ao Maranhão para verificar estratégias, procedimentos e mecanismos criados pela equipe maranhense e adotar parcerias em relação a esses trabalhos.

A Universidade Aberta do SUS – UNASUS é um programa do Ministério da Saúde que visa qualificar e formar profissionais da saúde de nível médio e superior que atuam na rede assistencial do SUS, com o objetivo de atender as necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS por meio da Educação a Distância (EAD).

Em menos de três anos, a UNASUS/UFMA ofereceu educação de qualidade ao Maranhão e, até, a outros estados. Desde 2010, aproximadamente mil profissionais da área de saúde concluíram seus cursos de especialização na modalidade EAD, com 15 municípios de apoio presencial em nosso Estado.

O crescimento e o sucesso dos projetos gerenciados pela UNASUS/UFMA é fruto da capacidade de gestão e comando demonstrados pela professora Ana Emília, aliados ao comprometimento de uma equipe de bons profissionais que, como boa gestora, ela soube compor.

Segue, abaixo, um minicurrículo da nova secretária:

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA e Coordenadora do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde (PROVAB/MS/UFMA).

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em “Radiologia Odontológica” e “Endodontia” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” (UFMA), Mestrado e Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realizou Pós-Doutorado nos Estados Unidos (University of North Carolina at Chapel Hill-USA), onde atuou também como Professora Visitante (2006/2007).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens