Fechar
Buscar no Site

Alunos da UFMA solicitam funcionamento do Restaurante Universitário (RU) nas férias

Alunos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) encaminharam ao blog um manifesto onde solicitam, da direção da instituição, que não feche o Restaurante Universitário (RU) durante o período de férias, chamado de semestre especial, quando são oferecidas disciplinas de férias.

“Nesse período na UFMA, muitos ficam desassistidos, principalmente os alunos quem fazem os cursos de tempo integral, como nos casos de medicina e das engenharias, tendo os mesmos que levar marmita ou comer salgados, já que a comida vendida fora é mais cara. Isso torna inviável aos alunos fazerem cadeiras de férias”, alegam os universitários.

Veja, abaixo, a íntegra do manifesto.

Venho por meio deste pedir que se manifeste em favor dos mais de 4000 alunos da Universidade Federal do Maranhão, que utilizam diariamente o RU – Restaurante Universitário. O pedido deve-se ao fato de que a universidade fecha a porta de seu restaurante durante as férias, período chamado tecnicamente de semestre especial, que é quando são oferecidas disciplinas de férias. Nas demais universidades isso não acontece, a UFRJ e a UNB, por exemplo, são federais e continuam abertas até agora. Não precisamos ir longe, aqui mesmo em São Luís, a UEMA, de responsabilidade do Governo do Estado, tem prestado uma ótima assistência estudantil, seu restaurante nunca fecha nas férias. Porém, nesse período na UFMA, muitos ficam desassistidos, principalmente os alunos quem fazem os cursos de tempo integral, como nos casos de medicina e das engenharias, tendo os mesmos que levar marmita ou comer salgados, já que a comida vendida fora é mais cara. Isso torna inviável aos alunos fazerem cadeiras de férias.

Conversamos com a direção do RU que alegou não poder abrir suas portas no período especial por não ter feito planos antecipados, o que não é bem verdade, já que outros alunos já intercederam à direção com o mesmo propósito outras vezes, não obtendo nunca resposta positiva. Tendo assim tempo para planejar, não fazendo isso por falta de vontade.

Pensando em todas essas dificuldades e da falta de respostas das autoridades da UFMA, nós (Anacleta Cordeiro e André Brandão – estudantes de Arte Visuais) resolvemos fazer um abaixo-assinado contra essa atitude descabida e conseguimos mais de 1600 assinaturas durante os dias 24,25 e 26 deste mês, o que representa um total de 40% das pessoas que almoçam e jantam diariamente nesta unidade, ou seja, a coleta de assinaturas foi um verdadeiro sucesso, contando inclusive com uma versão on-line em um site de petição pública.

Foi grande a adesão dos alunos e até mesmo dos professores e técnicos administrativos que também utilizam o restaurante. Contamos também com o apoio do ANEL-Assembleia Nacional dos Estudantes Livre, e em breve estaremos buscando o apoio da APRUMA. Agora que estamos prestes a fazer um ato público na entrega das assinaturas nesta terça, pedimos que a emissora venha relatar o caso, ouvindo as denúncias dos estudantes. Deste já agradecemos pela compreensão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens