Fechar
Buscar no Site

Aliado de Sarney vê royalties ‘por trás’ do Rock in Rio

Blog do Josias de Souza

As críticas que soaram contra José Sarney no ‘Rock in Rio’ voltaram a eletrificar a sessão da Assembléia Legislativa do Maranhão nesta quinta (6). Da tribuna, o deputado Magno Bacelar (PV) insinuou que a batalha política pelo rateio dos royalties do petróleo “está por trás” do gesto de Dinho Ouro Preto.

Líder da banda ‘Capital Inicial’, Dinho dedicou a Sarney a canção ‘Que País é Esse’, de Renato Russo. Durante a execução, a platéia entoou: “Ei, Sarney, vai tomar no cu”.

Vice-líder do bloco que apóia a governadora Roseana Sarney na Assembléia maranhense, Bacelar disse que Dinho “tem duas faces”. “Chega ao Maranhão, elogia Sarney. Vai para o Rock in Rio e começa a criticar”, disse.

Em seguida, realçou o empenho de Sarney para levar a voto no Senado o projeto que inclui Estados sem petróleo, como o Maranhão, no rateio dos royalties. Para Bacelar Sarney exibiu “maturidade, respeito e trabalho pelos brasileiros e brasileiras” ao incluir na pauta de votações “a lei dos royalties.”

Bacelar prosseguiu: “Então, naturalmente, é claro, por trás do Rock in Rio há um trabalho contra o Nordeste, contra o desenvolvimento…” “…Os senadores do Rio de Janeiro, Lindbergh Farias, [Francisco] Dornelles, o governador Sérgio Cabral, [o prefeito] Eduardo Paes não querem abrir…” “…eles querem ficar com tudo [os dividendos do petróleo] no Rio de Janeiro”.

Não foi a primeira vez que Bacelar defendeu Sarney dos ataques recebidos no festival de rock. Há dez dias, também em discurso na Assembléia, ele queixara-se da “falta de respeito” Dinho Ouro Preto.

Sobre a audiência do festival, Bacelar afirmara: “Muitos dos metaleiros vão ali drogados, maconhados [sic]”. As palavras do deputado inspiraram novos ataques a Sarney, dessa vez nos lábios de Tico Santa Cruz, da banda ‘Detonautas’.

E a platéia, de novo: “Ei, Sarney, vai tomar no cu”.

Deve-se a ressurreição do tema na sessão desta quinta ao deputado Marcelo Tavares (PSB), líder do bloco partidário que se opõe à gestão de Rosenana Sarney. Marcelo escalou a tribuna para criticar Ricardo Murad (PMDB), secretário de Saúde de Roseana. Súbito, injetou ‘rock and roll’ no pronunciamento.

Recordou que a mulher de Bacelar, Danúbia, prefeita de Chapadinha, contratara uma banda chamada ‘Aviões do Forró’ para animar uma festa na cidade. Sugeriu a Bacelar que fizesse gestões junto à mulher para que contratasse os grupos ‘Capital Inicial’ e ‘Detonautas’.

Seria, segundo ele, a melhor forma de verificar se Bacelar está certo ao dizer que os críticos de Sarney não terão coragem de molestá-lo no Maranhão. Foi em resposta às ironias do oposicionista Marcelo Tavares que o protosarneyzista Magno Bacelar retornou à tribuna.

Dessa vez, para insinuar que as críticas dos roqueiros no festival carioca foram ensaiadas com os políticos do Rio e embaladas a petróleo.

Isso ainda acaba em rock.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens