Fechar
Buscar no Site

ALCATEIA

Por: José Reinaldo

A governadora Roseana Sarney temerariamente lançou a candidatura do chefe da Casa Civil, Luís Fernando, ao governo do estado na semana passada. Mal completou nove meses de mandato e, contrariando a prática política de preservar o seu próprio governo, só permitindo o debate de sua sucessão no último ano, ela inopinadamente lançou seu candidato ao governo para a eleição de 2014.

Todos os governadores não admitem sombra política, pois isso desvia o foco da gestão que nesse período tenta encontrar seu rumo e lançar os seus mais importantes programas de governo. Mas sabe-se lá por que, talvez devido ao marasmo em que envolveu o seu próprio governo, ela se sentiu obrigada a lançar a novidade.

Foi tão estranho, que na Assembleia pairou uma dúvida se o chamado para Luís Fernando descer do terceiro andar, onde é seu gabinete, para o segundo, onde é o dela, não seria para já – agora – pois ela própria se colocou ausente e é imperioso que alguém governe. Luís Fernando foi colocado na Casa Civil para comandar o governo, mas, por temperamento e timidez, não assumiu até hoje, preferindo fazer seminários pelo interior do estado. Talvez faça isso por não sentir segurança em tentar comandar um governo sem nenhum controle, dividido, e sem programas estruturantes e mobilizadores. Talvez saiba que do jeito que está é difícil…

E para sacramentar a grande bagunça que se instalou ali, os blogs da Mirante, empresa da governadora, divulgaram a notícia de modo muito revelador do clima político de mixórdia que paira ali. Ou seja, anunciaram que ela havia lançado Luís Fernando candidato à sua sucessão e ao mesmo tempo matado a alcateia que ameaçava lançar candidato dentro do grupo.

Alcateia, no dicionário, é o substantivo coletivo para lobos. Como faz parte da oligarquia, a família Lobão, representada na Câmara Federal, no Senado e no ministério de Dilma, chefiada por Edison Lobão. Sim, o mesmo que foi recém-eleito senador e que, como divulgou, teve mais votos que a governadora (fato inaceitável para a oligarquia).

A compreensão natural é que o anúncio feito pelas hostes miranteanas embutia uma agressão ao “aliado”. Gratuita e desnecessária, mas dentro do jeito Roseana de ser. Pura arrogância. Lobão, político experimentado, deve ter se queixado ao senador José Sarney, mas nada dirá de público nem responderá a agressão. Mas na hora certa dará o troco.

Roseana há pouco tempo deu um “chega para lá” em outro senador, desta vez João Alberto, que na moita também é candidato ao governo do estado. João Alberto era o patrono da candidatura à prefeitura de São Luís de Roberto Costa, seu fiel escudeiro. Se este vencesse a eleição, João Alberto se tornaria o mais forte candidato ao governo do estado pelo lado da oligarquia.

No entanto, Roseana, para manter viva a candidatura de Luís Fernando, muito amigo de Jorge Murad, seu marido, chegou espanando tudo e de surpresa lançou a candidatura de Max Barros. Mesmo que não ganhe, impede a candidatura de Roberto Costa, que estava muito desenvolto. Parece que ela não gosta muito dos seus senadores, pois os colocou na mira de seus canhões…

Pois bem, este é um jogo que ainda precisa ser jogado. Nada garante a Roseana que no final das contas tudo fique como planejou. Tanto João Alberto quanto Lobão tem em 2014 a sua (possivelmente) última oportunidade de voltar ao governo, como eles tanto querem. Ambos terão ainda quatro anos de mandato de senador e, portanto, nada perdem. Lobão sairá do PMDB na hora certa e irá para o PSD, onde seus amigos lhe garantirão a legenda. João Alberto, por sua vez, é dono do PMDB, onde manda e desmanda. Sarney, terminando mandato, não sendo candidato a reeleição, vestirá uma saia justa e pouco poderá fazer.

Esse é o quadro que Roseana atabalhoadamente tenta controlar, mas que dificilmente sairá como ela quer.

Não bastasse isso, Roseana continua brincando com coisa muito séria. No seu governo anterior, inventou o tele-ensino do segundo grau e agora faz escolhas muito descuidadas para a pasta mais importante para o futuro do estado. Nada tenho a dizer quanto aos escolhidos em si, mas sim, com relação a absoluta falta de preparo específico para pasta tão importante. É garantia de que nada importante se fará ali para corrigir o tremendo atraso do Maranhão, comparativamente com os outros estados. É um fosso que vai se alargando negativamente. É uma irresponsabilidade muito grande. Se fosse em uma pasta menos importante e estratégica… Mas na Educação?

Mas para quem privou os jovens estudantes maranhenses do ensino médio, ao ponto de, quando deixou o governo em 2002, inexistir a oferta dessa etapa do ensino em 157 municípios do estado, isso não é nada demais.

E agora ela comete um ato muito reprovável. Inaugurou três UPAs como se fosse mérito dela, sem citar que esse é um programa do governo federal, lançado ainda no governo Lula e continuado pela presidente Dilma. Ela fez um convênio para construir dez UPAs e até agora só concluiu três. Ela constrói com dinheiro federal e depois de concluídas é que começará a parte de sua responsabilidade, que é o funcionamento da unidade. Portanto, só daqui para frente, de acordo com a qualidade do atendimento, é que Roseana mostrará seu trabalho.

Ela, porém, muito carente de realizações, nada disse sobre isso e tentou passar para a população que é um projeto de seu governo. Um belo equívoco, não é, Roseana?

E já viram que agora qualquer coisa que fazem na área da saúde é de alta complexidade? Mesmo que seja banal, passa a ser de alta complexidade. Creio que de alta complexidade é o governo que ela está fazendo. São os reis da marquetagem…

E para finalizar, o senador José Sarney deve estar muito feliz com a defesa que fizeram dele na Assembleia, quando do episódio do uso do helicóptero da PM. Isso demonstra que, com esses amigos, ele não precisa de inimigos. A repercussão da defesa foi quase tão grande, e negativa, quanto o uso do helicóptero. Deve ter ficado muito feliz. Será que já agradeceu ao esforçado deputado?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “ALCATEIA”

  1. Luiz disse:

    Qual a moral que Zé Reinaldo tem para falar de Sarney, ele quando Governador fez muito pior que Roseana.
    Essa dor de cotovelo nunca vai passar.

  2. Edilazio disse:

    Bom, O Ze cueca fez uma analise interessante que na verdade eu em particular condeno essa festa toda pra inauguração dessas UPAs afinal como o povo é burro mesmo acredita que foi Roseana que fez mesmo eles estao certo para eles e errado com a verdade, enfim em politica é simples ganha quem mente melhor, em relação a Luis Fernando quem é esse um cara que governou Ribamar grande coisa uma cidade pequena, ele tem obrigação de fazer um bom trabalho, municipios nao é igual ao Estado, Se eu fosse o Lobao Romperia na hora certa afinal todos sabem que Sarney esta em fim de mandato se n for p reeleição entao nao vale mais apena ficar no mesmo Grupo e Lobao pode crescer com a Oposição simples assim

  3. JOSE BARROS disse:

    ESSE LUIS DEVE SER UM BENEFICIADO DA OLIGARQUIA, COM CERTEZA. O ZE REINALDO NÃO ESTÁ FALANDO NADA DO SARNEY, APENAS COMENTANDO O ATO ILÍCITO QUE COMETEU, FATO QUE REPERCUTIU EM TODO O BRASIL. O ESTADO, COM TODOS OS SEUS BENS, NÃO É PROPRIEDADE PRIVADA, EXCETO AQUI NO MARANHÃO.

  4. ze Reinaldo agora quer bancar uma de bom moço de salvador da praia, eu nao apoio o povo do sarney e nem esse cidadao que ja comeu no prato deles e agora vem falar mau deles, sao tudo um bando de ladrao

  5. ciro disse:

    O senhor Zé Reinaldo é um dos políticos dignos de respeito deste estado, teve dignidade para reconhecer que devia trilhar em defesa do Maranhão; rompeu de vez com estes malfeitores do nosso Estado e vem prestando relevantíssimo serviço a todos os maranhenses lúcidos. É triste gente como VC que pensa com pequenez…

  6. então Ciro vc ainda acredita em políticos, vc deve ser um sonhador que foge da realidade,vc deveria assistir os noticiarios, sem comentarios.

  7. Luiz disse:

    Só uma pessoa ingênua acredita que Zé Reinaldo do nada criou vergonha na cara é rompeu com Sarney por amor ao povo. Todos sabem o verdadeiro e universitário motivo deste rompimento que nada tem com princípios de moralidade.

  8. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Como pode falar em dignidade um político que recebe uma aposentadoria imoral de ex-governador? Como pode se dizer preocupado com o Maranhão se todos os meses sangra os cofres do Estado em mais de 24 mil reais?
    Ao receber esta aposentadoria Zé se nivela a Sarney, Cafeteira e outros recebedores desta imoralidade.

  9. wanessa disse:

    Caro Cutrim, na minha opinião a gov. deveria era fazer mias 3 hospitais de urgência no estado e melhorar o de Presidente Dutra. Com essa medida o estado ganharia muito no esetor da saúde e resolveria muitos casos, a população com certeza agrdeceria muits, em vez dessas 72 upas, nao que as upas nao sejam necessarias ,mas acho que os hsopitais de urgêcias seriam prioridades.

  10. este luis fernando,fez em ribamar pequenas arapucas,como liçeu ribamarense,um monte de casinhas no j camara nada funciona, não tem visão de futuro,a unica coisa bÔa que ele fez foi aumentar o fundo de participação de ribamar para errecadar mais, pois precisava pagar….., e largou tudo nas mãos de um playboy para aliar-se a sua mentora e aprender mais, para o maranhão continuar escravo.

  11. Dom Cosme... disse:

    Para o Dr. José Reinaldo Tavares:..
    Doutor josé Reinaldo, o seu artigo sob a alcatéia , muito embora seja interessante , não traz nada de novo!
    Esses dados do IBGE, já são do conhecimento de todos , não somente em nosso estado , mas alem mar.Um estado exportador de gente para cortar cana em São Paulo, colhedores de maçã e laranja em Santa Catarina ,não pode despresar os dados divulgados pelo IBGE. _Com uma diferença, os empregadores de lá , exigem, que aqueles que não concluiram o ensino médio , obrigatoriamente , terão que estudar, afinal o maranhão exporta analfabetos_ (O IBGE), Esse instituto de pesquisa, sempre honrou com sua função de informar ao grande público seus dados coletados. O Dr. José Reinaldo , não escreveu nada de relevância que nós maranhenses não saibamos… o seu único mérito nesse caso foi ter tido a coragem e a competência para botar gogo nesse ninho de “Moribomdos de Fogo”, que ainda infelicita nossa gente. Particularmente , gostaria que esses caga-letras que esvrevem neste espaço , escrevessem uma única frase contra os Sarney, e divulgassem nos Blog do blogueiros da oligarquia. Afinal de contas , eu conheço e aprovo a coragem do Jonh cutrin , do Linhares e de Garrone, e em especial do Jornal que tem coragem… Aqui a palavra não são as deles , mas tão somente dos donos de suas opiniões. Aqui ningém caga factóide… O que é dito pode ser verificado. Será que o Dinho, o Lima e outros factodatas estão a altura de desmentir o IBGE? Não Acredito! Bom seria se s UPAS , fossem usadas para tratar doentes mentais piscobajuladores… Ai o Maranhão desentupiria o Nina Rodrigues.

  12. pericles santos disse:

    Zé Reinaldo adora Lobos, muito embora Lobos não tenham CHIFRES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens