Fechar
Buscar no Site

De novo: Adutora Italuís volta a se romper em Perizes

POR OSWALDO VIVIANI (JP)

Pela segunda vez em menos de uma semana, a adutora do Sistema Italuís, que abastece perto de 60% das moradias da capital maranhense, voltou a se romper, na noite de ontem (4), no km 36, por volta das 21h30. O tubo foi rompido devido ao alto grau de corrosão. O abastecimento se normalizando em até 72 horas.

Na madrugada do último sábado (31), a adutora já havia se rompido no Km 38 da BR-135, em Campo de Perizes. O fornecimento de água está prejudicado em mais de 60 bairros de São Luís.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) havia feito, na segunda-feira (2), inspeção técnica em toda a extensão da adutora do Sistema Italuís, conforme informou por meio de nota. Na inspeção foram avaliadas as condições da tubulação, segundo a empresa. O sistema permanecia com o bombeamento reduzido em 30%, mas mesmo assim houve o novo rompimento.

Construído em 1982, o Sistema Italuís já ultrapassou em 10 anos seu prazo de validade e a corrosão, devido ao salitre, toma conta de quase toda a extensão da tubulação.

A Caema anunciou que vai substituir, a partir de março, a tubulação, mas informou que a medida não vai resolver, de forma definitiva, o problema de racionamento de água em São Luís – o rodízio (dia sim, dia não) – vai continuar.

No ano passado, a adutora do Italuís se rompeu duas vezes.

Fotos: blog do Gilberto Lima

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens