Fechar
Buscar no Site

Administração Irene Soares é desaprovada por 80% da população; arredondamento explica mais de 100% no somatório

A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, divulgada na edição deste sábado (18) do jornal O Estado do Maranhão e publicada neste blog sobre as intenções de voto para prefeito de Presidente Dutra repercutiu bastante na cidade.

O levantamento mostrou o candidato a prefeito Juran Carvalho de Sousa, o Dr. Juran (PV), como favorito para vencer a eleição. Ele obtém 58,8% de preferência do eleitorado presidutrense, contra 27,8% das manifestações de voto estimuladas do seu principal adversário, Raimundo Carvalho, o Raimundinho (PTB), candidato da atual prefeita Irene Soares (PRB).

Como era de esperar, aliados do candidato Raimundinho não receberam bem os números e trataram, através das redes sociais, de desqualificar a pesquisa. Usaram como argumento o somatório da consulta, que daria 100,2% (soma do índice de ‘intenção de votos dos candidatos’, ‘nenhum desses’ e ‘não sabe não respondeu’).

Alertado por um amigo da cidade, o blog tratou de apurar o suposto ‘equívoco’ técnico cometido pela empresa. Em contato com o diretor da Escutec Pesquisas de Mercado e de Opinião Ltda., jornalista Fernando Júnior o mesmo explicou que o somatório, na verdade, dar 100,002%, o que aproximando fica em 100%. O que acontece, segundo ele, é que houve um arredondamento dos números obtidos pelos candidatos.

“Na calculadora comum vai dar 100, 2%, mas usando uma calculadora científica, que trabalha com casas decimais, o resultado verdadeiro da soma é 100,002%, ou 100% depois de arredondado”, detalhou Júnior.

Clique na imagem para ampliar.

A Escutec enviou ao blog do John Cutrim as tabelas com os números da pesquisa antes e depois de os mesmos serem arredondados. Segundo o diretor da Escutec, as regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento.

Por exemplo, Dr. Juran tem exatos 58,75% das intenções de votos. Na tabulação, o software arredonda para 58,8%. O mesmo acontece com Raimundinho, que passa de 27,75% para 27,8%, e Orfileno Rapozão, de 0,25% para 0,3% nas indicações do eleitorado, após os índices serem arredondados.

O software a qual a Escutec trabalha, o SPSS, de alta tecnologia e o mais moderno do mercado, é o mesmo utilizado pelos grandes institutos do país. “A Escutec trabalha com o método de duas casas decimais, até por haver em algumas cidades vários candidatos. Na hora de fazer a tabulação das pesquisas, o software arredonda os números, o que leva a um resultado verossímil que pode dar mais de cem por cento no somatório final”, explicou Fernando Júnior, ao ressaltar que isto é apenas um mero detalhe matemático.

Rejeição

Um dos fatores que pode explicar o fraco desempenho de Raimundo Carvalho nas pesquisas até então divulgadas é o alto índice de rejeição da prefeita Irene Soares, sua principal cabo eleitoral.

De acordo com a pesquisa Escutec, 80,3% da população desaprova a administração da prefeita Irene Soares.

Conforme o levantamento, ela tem hoje 11,3% de ótimo e bom, contra 72,5% de ruim e péssimo. A pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00085/2012, ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Ou seja, Raimundinho, que é até bem visto entre a população e conta com apoios importantes à sua candidatura, como o do grupo do vice-prefeito Zezão e do vereador Aristeu Nunes, não tem como alavancar seus índices quando do seu lado está uma prefeita que é reprovada pela maioria da população.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “Administração Irene Soares é desaprovada por 80% da população; arredondamento explica mais de 100% no somatório”

  1. junio rafael disse:

    kkkkkkkkkkkkk q nada chupa quer e 14 tenta explica roubo fais pesquisa so nas panelas foi ?

  2. belo disse:

    sr. fer. junior toda a cidade de pres. dutra nao contesta o fator 102% a cidadade entnde a questao da pesqisa feita por sua empresa. o questionamento da pesquisa ser inginorada por a pupulacao e direcionamento da pesquisa. ou seja os locais do municipio aonde foi colhido dados o juran tem 70% se raimundinho for fazer uma pesquisa direcionada a sua pessoa. com certeza ira conseguir o patama de 60% sem duvida nunhuma. ou seja a pesquisa sua sem duvida nenhuma foi mau intencionada pa iludibriar o eleitor. agora que o dr. juran tar na frente nao tenho nenhuma duvida. mais nao desse tanto e mais ou menos 5% que dar para o outro reverter.

  3. Ofileno Gomes o Rapozão disse:

    É incrivel como esse senhores que se dizem corretos fazem uma forja dessa pesquisa, nunca na Historia de Presidente Dutra um candidato colocou mas de 31 pontos de diferença do outro ou seja aprioximadamente 8000 votos. Essa estratégica foi mesma usado pelo atual candidato Juran, e perdeu as eleições ond eu era o coordenador da Campanha da atual prefeita. então senhor Juran isso nõa cola novamente um abraço Ofileno gomes.

  4. suely disse:

    Entao sr.ofileno vc foi um dos que ajudou na robalheira da ultima eleicao.

  5. Pk City disse:

    Ofileno Gomes o Rapozão.
    Conhecido como rato de prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens