Fechar
Buscar no Site

Administração Irene Soares é desaprovada por 80% da população; arredondamento explica mais de 100% no somatório

A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, divulgada na edição deste sábado (18) do jornal O Estado do Maranhão e publicada neste blog sobre as intenções de voto para prefeito de Presidente Dutra repercutiu bastante na cidade.

O levantamento mostrou o candidato a prefeito Juran Carvalho de Sousa, o Dr. Juran (PV), como favorito para vencer a eleição. Ele obtém 58,8% de preferência do eleitorado presidutrense, contra 27,8% das manifestações de voto estimuladas do seu principal adversário, Raimundo Carvalho, o Raimundinho (PTB), candidato da atual prefeita Irene Soares (PRB).

Como era de esperar, aliados do candidato Raimundinho não receberam bem os números e trataram, através das redes sociais, de desqualificar a pesquisa. Usaram como argumento o somatório da consulta, que daria 100,2% (soma do índice de ‘intenção de votos dos candidatos’, ‘nenhum desses’ e ‘não sabe não respondeu’).

Alertado por um amigo da cidade, o blog tratou de apurar o suposto ‘equívoco’ técnico cometido pela empresa. Em contato com o diretor da Escutec Pesquisas de Mercado e de Opinião Ltda., jornalista Fernando Júnior o mesmo explicou que o somatório, na verdade, dar 100,002%, o que aproximando fica em 100%. O que acontece, segundo ele, é que houve um arredondamento dos números obtidos pelos candidatos.

“Na calculadora comum vai dar 100, 2%, mas usando uma calculadora científica, que trabalha com casas decimais, o resultado verdadeiro da soma é 100,002%, ou 100% depois de arredondado”, detalhou Júnior.

Clique na imagem para ampliar.

A Escutec enviou ao blog do John Cutrim as tabelas com os números da pesquisa antes e depois de os mesmos serem arredondados. Segundo o diretor da Escutec, as regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento.

Por exemplo, Dr. Juran tem exatos 58,75% das intenções de votos. Na tabulação, o software arredonda para 58,8%. O mesmo acontece com Raimundinho, que passa de 27,75% para 27,8%, e Orfileno Rapozão, de 0,25% para 0,3% nas indicações do eleitorado, após os índices serem arredondados.

O software a qual a Escutec trabalha, o SPSS, de alta tecnologia e o mais moderno do mercado, é o mesmo utilizado pelos grandes institutos do país. “A Escutec trabalha com o método de duas casas decimais, até por haver em algumas cidades vários candidatos. Na hora de fazer a tabulação das pesquisas, o software arredonda os números, o que leva a um resultado verossímil que pode dar mais de cem por cento no somatório final”, explicou Fernando Júnior, ao ressaltar que isto é apenas um mero detalhe matemático.

Rejeição

Um dos fatores que pode explicar o fraco desempenho de Raimundo Carvalho nas pesquisas até então divulgadas é o alto índice de rejeição da prefeita Irene Soares, sua principal cabo eleitoral.

De acordo com a pesquisa Escutec, 80,3% da população desaprova a administração da prefeita Irene Soares.

Conforme o levantamento, ela tem hoje 11,3% de ótimo e bom, contra 72,5% de ruim e péssimo. A pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00085/2012, ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Ou seja, Raimundinho, que é até bem visto entre a população e conta com apoios importantes à sua candidatura, como o do grupo do vice-prefeito Zezão e do vereador Aristeu Nunes, não tem como alavancar seus índices quando do seu lado está uma prefeita que é reprovada pela maioria da população.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens