Fechar
Buscar no Site

Achincalhados e perseguidos pela oligarquia, Castelo e Zé Reinaldo representam o autêntico anti-sarneisismo

É precipitada a estratégia de alguns setores da própria oposição de tentar vincular a candidatura do prefeito João Castelo como uma alternativa do grupo Sarney na sucessão municipal da capital. Alguns até andaram escrevendo que o tucano é o plano A do Palácio dos Leões.

Ferrenho opositor da família Sarney, o ex-governadora José Reinaldo se juntou ao prefeito João Castelo na luta contra a oligarquia

O que está havendo, nessa tentativa malograda de alguns mais radicais, é uma tentativa de tirar de Castelo o rótulo de candidato anti-Sarney na ilha rebelde, haja vista que em São Luís uma grande fatia do eleitorado está inserida neste campo. Algo que faz diferença em qualquer eleição.

Não deixa de ser verdade que Castelo, tal como muitos outros políticos que integram hoje as forças de oposição, já fez parte deste grupo político. No caso de Castelo, o seu rompimento ocorreu há 27 anos. O cenário do afastamento ocorreu durante a corrida eleitoral pelo Palácio La Ravardière, no ano de 1985.

O então candidato a prefeito Jaime Santana, com o apoio do presidente da República José Sarney, do governador Epitácio Cafeteira e do prefeito Mauro Fecury, no conhecido “Força Total”, perdeu a disputa pela Prefeitura para Gardênia Castelo.

A eleição daquele ano terminou com a vitória de Gardênia, esposa de Castelo, tendo Jaime Santana (PFL) ficado em segundo. A famigerada oligarquia Sarney sofreu uma derrota acachapante na ‘ilha rebelde’.

Rancoroso, Sarney nunca conseguiu digerir aquela derrota. A partir de então começou a travar uma guerra com Castelo, começando ainda naquele ano com a perseguição à administração da prefeita Gardênia.

Sarney promoveu todo tipo de retaliação a esposa do seu desafeto político. O estopim foi a Prefeitura em chamas.

De lá para cá, Castelo e Sarney sempre estiveram em lados opostos na política.

João Castelo ao lado do candidato a governador Jackson Lago (in memoriam) durante carreata na cidade de Caxias, em 2010

Ao assumir a Prefeitura de São Luís em 2008, Castelo é vítima de uma perseguição implacável do grupo liderado pelo senador Sarney. É acossado, por um lado, pelos veículos de comunicação da famiglia, que não lhe dão um dia de sossego, e prejudicado, por outro, pelas sabotagens à sua gestão nos diversos níveis de poderes, através, por exemplo, da não liberação de recursos nas instâncias federais bem como por meio de articulações que resultaram no embargo de várias obras.

Castelo hoje é tão agredido pelo sistema controlado pela família Sarney quanto Jackson Lago (in memoriam). A julgar por essa tese, Jackson também esteve de conluio com o clã no período em que governou o estado.

Um exemplo da atuação de Sarney e sua trupe contra Castelo: o prolongamento da Avenida Litorânea e a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência, obras importantes para a cidade que não foram iniciadas antes pelas várias ações maldosas engendradas pela oligarquia no intuito de impedir o início. Quem não lembra o caso dos terrenos do Angelim e da Rodoviária, onde a governadora enganou o prefeito?

Vale lembrar ainda o imbróglio do R$ 73 milhões, deixados pelo ex-governador Jackson Lago em convênio legal com a Prefeitura de São Luís e sequestrados pelo governo do Estado, que acabaram inviabilizando a construção do viaduto da Forquilha e o asfaltamento da cidade no início do governo castelista.

Se Castelo realmente tivesse nos planos de Sarney, hoje São Luís seria, pelas imagens da Mirante, a melhor cidade do mundo, sem problemas, sem mazelas, sem buracos, sem engarrafamentos, ou seja, Castelo teria sido o melhor prefeito de todos os tempos de São Luís.

Pois bem, como alguém faria um acordo para ser achincalhado de manhã, de tarde, de noite, de madrugada e ter sua administração ababelada de todas as formas por ações sarneisistas?

Jackson Lago (in memoriam) caminhando em São Luís (rua Grande), ao lado das deputadas Gardênia Castelo, Graça Paz e do ex-deputado Clodomir Paz na campanha ao governo em 2010.

Quem toparia um acordo destes?

Se contasse realmente com a ajuda de Sarney, Castelo teria conseguido, com recursos do governo do Estado e do governo do federal, fazer mais por São Luís. Qual o recurso colocado pelo governo do Estado na Prefeitura de São Luís? Em vez de parceria entre entre os dois entes, o que existe é uma briga fratricida que só traz prejuízos a sociedade ludovicense. O não recebimento de pacientes do SAMU nas UPAS com certeza é uma das “ações conjuntas” que faz parte do “acordo” entre Sarney e Castelo.

Claro que não está se tentando aqui justificar muitas das falhas que ocorrem na atual administração apenas por obra e culpa do grupo Sarney. Seria de uma grande tolice brincar com a inteligência da população.

Pode até se creditar a Castelo uma série de adjetivos pejorativos, que comete erros nisto ou aquilo, governa de foram centralizada etc. – todos tem o direito de ter e emitir sua opinião crítica, muitas delas construtivas e corentes, reconhece-se -, mas tentar atribuir-lhe a condição de candidato do grupo Sarney é estupidez.

Quem fez de Castelo, assim como José Reinaldo (ou será se que o ex-governador também entrou no rolo com o sarneisismo neste pleito) os dois mais autênticos representantes do campo anti-Sarney nestas eleições é o próprio clã, com as agressões, calúnias, difamações e agressões impostas diariamente aos dois. O presidente da Embratur, Flávio Dino atualmente também é alvo da mesma campanha difamatória.

Durante os últimos quatro anos, não tem alguém que mais fez discursos contra a oligarquia e denunciou suas maracutaias/tramoias do que Castelo e Zé Reinaldo. A população sabe disso.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

14 respostas para “Achincalhados e perseguidos pela oligarquia, Castelo e Zé Reinaldo representam o autêntico anti-sarneisismo”

  1. Claubert Torres disse:

    Quem é Zé Reinaldo?
    Um derotado nas urnas para na ultima eleição !
    Isso é prova que o goveno dele não foi tão bom para o Maranhão
    Ele é o legitimo politico da corrupção ou todos esqueceram das pontes fantasmas.

    Quem é Castelo?
    Um politico que passou esses ultimos 4 anos só olhando SLZ crecer e não fez nada é por isso que A cidade mais bonita do MA, ao mesmo tempo é a pior para morar.

  2. RICARDO disse:

    AINDA BEM BLOGUEIRO QUE VOCÊ RECONHECE QUE ELES SÃO ANTI- SARNEY, BEM DIFERENTE DE VOCÊ QUE SE DIZ ANTI-SARNEY E APOIA EM RIBAMAR UM SEGUIDOR DE SARNEY QUE É O ATUAL PREFEITO GIL CUTRIM QUE FAZ PARTE DA BANDA PODRE DO PMDB DE SARNEY.

  3. Inácio Augusto de Almeida disse:

    John
    Estes dois REALMENTE são oposição a Sarney.
    Não são anjos, mas são oposição a Sarney.
    Bem diferente do Flávio Dino que se diz oposição a Sarney mas apóia os candidatos do Sarney em todas as eleições.
    Ou não apoiou em 2010 a candidata do Sarney?
    Ou não apóia os candidatos do Sarney em Coelho Neto, Nina Rodrigues e dezenas de outros municípios maranhenses?
    Só espero que estes dois AUTÊNTICOS OPOSICIONISTAS não se curvem ao FALSO OPOSICIONISTA em 2014.
    O candidato da oposição em 2014 tem que ser um OPOSICIONISTA DE VERDADE.
    De oposicionista de faz DE conta os maranhenses já andam cheio.

  4. Fernando Lima disse:

    Vamos aos fatos.

    1. Mesmo na xibata do grupo sarney, Castelo é sim a opção do grupo pois Tadeu não aceitou o apoio de Roseana e Edivaldo e Tadeu juntos vencerão Castelo.

    2. Sendo assim , como Castelo n quer perder a boquinha, ele vai fazer como fez em 2010… Ficar caladinho e Roseana n vai ter o peso de uma prefeitura como a de São Luís sangrando o governo na ilha rebelde. Por isso Castelo que so pensa “eu quero mais” vai aceitar a proposta pois sempre foi submisso a Sarney.

    3. Luis Fernando vai voltar p Ribamar, não tem o mínimo de condição de ser governador, não tem voz no governo, é somente um figurante, moleque de recado etc. Até Hildo Rocha manda mais que ele.

    4. Lobão é e sempre foi o candidato, exceto se não quiser. Já tem idade avançada mas tem saúde p dar e vender. É um homem simples que o povo se identifica. Conversa fácil e amiga é famoso e conhecido como espoca urna. Luis Fernando ainda tem que dormir muito debaixo da rede de Lobão. Detalhe: Lobão Foi um grande Governador e nem se compara com Roseana.

    5. O único motivo de vc falar bem de Gil Cutrim e Luís Fernando é a tua boquinha com seu Edmar… fala ai sobre isso!!!
    6. Depois que Castelo sair da prefeitura e Edmar do TRE como fica o caro blogueiro??? Eu respondo… DE PIRES NA MÃO!!

  5. Ricardo Couto disse:

    Grandes revelações feitas no texto, realmente eu vi várias pessoas dizendo que Castelo seria um dos planos do Sarney, claro, eu já sabia que isso não é verdade, mas os argumentos colocados aqui fecham essa discussão.

  6. Jorge Maia disse:

    Não te falei Jonh, não te cantei a bola, aí está a jogada, essa tacada vai ser de mestre, mais uma vez a oligarquia tão falada no seu blog vai sair vitoriosa e você vai continuar falando, mas não vai adiantar nada. Todos esses políticos velhos que estão por ai, foram feitos por Sarney, todos, até o Dino deve ao velho, só o Holandinha escapou, mas o velho pai dele também deve favores aos Sarneys, então vai ficar de bico fechado se quiser aparecer no cenário político.

  7. Luiz disse:

    Então Sarney deve adorar esta dupla dinamica como oposição.
    Zé Reinaldo sem expressão politica, ex presidiario, malandro e oportunista.
    Castelo não sabe o que faz na Prefeitura, pessimo gestor.
    Bom para Sarney.

  8. Segio Silva disse:

    Amigo Jonh,

    Tudo indica que vai haver segundo turno a ser disputado por Castelo e Edivaldo, claro que a família Sarney vai ficar com Castelo, ele é um decrépito em fim de linha, jamais os Sarneys apoiariam um candidato que teve como mentor o Flávio Dino, esse sim o verdadeiro adversário da Oligarquia e a grande esperança de acabarmos com ela.

  9. Tata disse:

    Castelo vai subir muito mais na pesquisa depois de mostrar todas as obras feitas por ele em apenas três anos de gestão vão ver quando Castelo vai crescer nas proximas pesquisas!!, quem vivera vera

  10. fernando disse:

    Caro John, toda esta história por vc contada pode ser verdadeira; mas , estamos falando de um segundo turno, em que somente haverá CasteloxEdivaldo, e , certamente, o Estado se posicionará contra aquele que apoiaria Dino em 2014, ou seja, contra Edivaldo, e isso é óbvio, e isso vc não contou… como também não contou que o candidato de Castelo em 2014 (caso o prefeito seja reeleito) jamais será Dino, e isso também é óbvio…
    por que vc não comenta sobre isso
    boa noite e um abraço
    fernando

  11. ricardo disse:

    Realmente John, vc está se mostrando um tipo ‘morde e assopra’. Os setores da oposição que espalham isso tu conhece bem e a eles tu oferece total apoio. Diga-se Marcio Facebook Jerry e Flávio Dino. É a política suja dos dois a mesma que usaram contra Jackson Lago no auge do desespero em 2010 e é o desespero que lhes compeli a usar a mesma tática agora. Holandinha é o típico picolé de chuchu. Não tem gosto nem cheiro, graça nenhuma. Ainda que façam força para tentar vender um produto que eles não tem, a candidatura do menino não consegue alavancar, emperrou nos 17, 18% é o máximo que consegue chegar embora o Dino ocupe o maior espaço dentro do horário eleitoral do candidato chuchu esse não cresce e não adianta forçar a barra com as pesquisas de encomenda, a barca furada é visível e não empolga ninguém. Agora sarneisista são aqueles que ocupam cargos dentro do Ministério dele[Sarney], sarneisista são aqueles que adentram a cozinha da oligarquia pela porta dos fundos na calada da noite. Sarneisista são aqueles que fazem dos líderes da oposição seus adversários, miram e destroem a frente de libertação e deixam o clã oligárquico isento de suas críticas. Você não me engana comunista, tu és o novo Ricardo Murad, tu és do lado de lá!

  12. roberto disse:

    Só para esclarecer: O governador na época da eleição de Gardenia era Luiz Rocha e não cafeteira como disse o blogueiro.

  13. james silva disse:

    Outro dia encontrei o Zé augusto Teles com essa mesma conversa desse tal Ricardo, de que o Flávio teria queimado o Jackson . O interessante de tudo é que na campanha de 2010 apareceu até uma gravação do Flávio chamando Roseana de ONÇA, mas da tal queimação por todo o Interior do estado não aparece. Não aparece por uma questão bem simples … é que o Flávio não falava isso e sim o Zé Reinaldo, que como pássaro cagão , foi também quem deu argumento na cassação , naquele discurso em Codó em que falou demais. Isso os asseclas do Caos não falam, pois ele agora esdtá equivocadamente ao seu lado.

  14. Antonio santos disse:

    amigos , leitores desse blog eu quero enfatizar um contexto sobre a Capital do meu estado
    eu estive observando que essa luta de quem não vai fazer nada por ser um governo e outro prefeito, oposição um do outo ,quem perde é o povo , pois São luis esta com muitos esgotos a céu aberto a verba que é supostamente destinada para a prefeitura onde é empregada? pois se a governadora tentou construir vários hospitais mais supostamente sem sucesso pois a oposição onde tem o poder das prefeituras não se empenhou que tal situação ocorressem a exemplo disso é o caus da saúde no maranhão , eu quero pedir que esses deixem de lutar contra o jogo de poder ,porque assim quem perde é o povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens