Fechar
Buscar no Site

A oposição tem excelentes prefeitos

Por: Paulo Matos

Alguns incompetentes de plantão trouxeram de volta a velha lenga-lenga de que prefeitos aliados do governo do Estado podem fazer melhores administrações. É o caso de carregar a frase com um instrumento que não falha: a realidade.

Peguemos, por exemplo, duas cidades: Icatu e Santa Rita. Por que justo essas duas? Simplesmente, caros amigos, por isto: ambas fazem parte da mesma região, a Região do Munim, ambas são administradas por prefeitos médicos e, por último e mais importante, por ser uma administrada por um governista e a outra, por um prefeito de partido de oposição.

Santa Rita é administrada pelo médico Hilton Gonçalo de Sousa, do PDT do saudoso Jackson Lago. Ele está no segundo mandato, foi reeleito com porcentual altíssimo: 83% dos votos válidos. Não é pouca coisa, esclareça-se.

E o que tem feito o prefeito Hilton Gonçalo? Entre outras coisas, o que vai abaixo: a construção da Escola Técnica Municipal, Centro de Convenções, Estádio Municipal, 15 km de calçamento, 5 km de asfalto, 1.000 casas populares construídas com recursos próprios e 805 casas populares construídas por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal.

Mas há mais e melhor. Na área de Educação, aumentou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2,5 para 5, já construiu 100 salas de aulas com recursos próprios. É isso mesmo, vocês não estão lendo errado. Hilton conseguiu um salto fabuloso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. De 2,5 para 5, algo sensacional.

Na Saúde há a Extensão da Universidade Federal do Maranhão por meio da Unasus – Universidade Aberta do SUS, curso de pós-graduação do PSF – Programa Saúde da Família.

E o prefeito Hilton Gonçalo vem fazendo parcerias (Ufma, Sebrae, Vale, BNB, Odebrech) que oferecem capacitação e geração de emprego e renda aos moradores de Santa Rita. Não é um prefeito da base aliada do governo do Estado.

Agora pergunto: e o que vem fazendo por Icatu o prefeito Juarez Lima?

Atenção, senhores: absolutamente nada. Icatu é uma cidade histórica, de relevantes batalhas pelo Maranhão, e de imenso potencial turístico. O turismo em Icatu geraria emprego e renda. Mas nada nessa área foi feito. E nem há mais tempo para a atual administração fazê-lo.

Mas como esperar algum projeto para desenvolver a cidade, se a administração Juarez Lima mantém Icatu suja e com a maioria das ruas sem asfalto e calçamento? Quem chega à cidade se espanta com tantos urubus por toda parte.

A área de Saúde beira a irresponsabilidade, muito embora Juarez Lima seja médico como Hilton Gonçalo. Só para o leitor ter uma ideia, por seis meses o precário campo de futebol de Icatu se transformou no único hospital da cidade.

A Educação não tem recebido tratamento melhor. No último ano de governo o prefeito Juarez Lima tem brincado de robótica na cidade de potencial turístico e pesqueiro. Não será de espantar se amanhã apresentar na Câmara de Icatu um projeto de lançamento de foguetes, um projeto espacial para disputar com a Nasa, a famosa agência espacial dos Estados Unidos.

Aí está a realidade a transformar em água a bobagem de que boas administrações só podem existir nos municípios onde os prefeitos são aliados do governo do Estado. E há muito mais exemplos de péssimos administradores governistas e de boas administrações de oposicionistas. Mas isso fica para outra conversa.

*Paulo Matos, Administrador de Empresas e Presidente Estadual do PPS

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “A oposição tem excelentes prefeitos”

  1. Ricardo Azevedo disse:

    Gostaria de parabeniza-lo pelo artigo,moro em Timon,mas sou de Icatu, e o que está acontecento na minha cidade é um absurdo,estive lá recentemente, as ruas esburacadas,obras inacabadas,crateras nas estradas,o hospital qdo chove fica inundado.Basta!

  2. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Para se fazer uma boa administração basta NÃO ser corrupto.
    Os repasses feitos ao municípios são mais do que suficientes para cobrir todas as despesas.
    O autor do texto deste tópico citou o prefeito de Santa Rita e o de Icatu.
    O primeiro, como exemplo de uma boa administraçaõ.
    O segundo, como exemplo de uma péssima administração.
    Quem passa em Santa Rita percebe claramente que a cidade tem prefeito.
    Tem quem cuide dela.
    Não conheço Icatu, mas dou crédito às afirmações do articulista.
    Eu sempre digo que para se fazer uma boa administração BASTA NÃO ROUBAR.
    E se alguém quiser saber quais as cidades onde a corrupção campeia, basta acompanhar os DEU NO D.O. que o Garrone publica todas as semanas.
    BASTA NÃO ROUBAR!
    Este é o segredo para bem administrar uma cidade.

    Responder

  3. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Recomendo a todos o excelente artigo:
    AI SE EU TE PEGO, FLÁVIO DINO
    Publicado hoje no Jornal Pequeno e da autoria do Lázaro Albuquerque Matos.

  4. Gustavo disse:

    Isso e’ um derrotado, nunca conseguiu coisa nenhuma na vida !

  5. luis almeida disse:

    essa é mais pura realidade aqui ta tudo ruim,agora o prefeito foi brincar de robotica na argentina e deixou o vice pra tomar conta da cidade

  6. Luis Carlos Nascimento disse:

    Este senhor hoje fala mal do prefeito de ICATU mas até pouco tempo atrás participava do banquete na mesa do mesmo. Paulo Matos não é a pessoa mais certa para falar da honestidade de ninguém. Só esta falando isso por que tem algum interesse por trás.

  7. Nauro Oliveiras disse:

    Amigo John.
    Quem é esse Paulo Matos?
    Administrador de que Empresa?
    Onde esse cidadão ja se elegeu?
    Quantos votos teve nas ultimas eleições?
    qual cargo eletivo ele ja exerceu?
    Esse rapaz, é um verdadeiro CHUPIM(passaro parasita).
    Nunca deu um prego numa barra de sabão.
    Vive de vender PPS(partido sem voto). Se deu bem no Governo
    de Zé cornélio, bamburrou, vivendo hoje na ociosidade e atras
    de quem dá mais para coligar nas eleições que se avisinham.
    Queria que ele se candidatassepelo menos a Vereador lá em
    Icatú, sua terra natal. Mais ele tem medo…..
    Grato…

  8. maria almeida disse:

    sou de Icatu e conheço paulinho matos,estas pessoas que estão criticando ele são mandadas por alguem,paulinho além de ser uma otima pessoa ama a nossa cidade,pra quem não sabe ele nunca apoio esse atual desgoverno que exite aqui.paulo já foi gerente regional de santa inez,secretario de estado do interior,secretario adjunto de educação do estado e secretario de orçamento do municipio de são luís.voces estão é com inveja.paulinho deveria era ser nosso candidato a prefeito pra mudar a vida e todos nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens