Fechar
Buscar no Site

Dirigente petista critica Washington, Roseana e participação do partido no governo

O Secretário de Finanças e Planejamento do Diretório Estadual do PT, Mundico Teixeira, fez um contundente artigo criticando o tratamento dado pelo governo Roseana ao Partido dos Trabalhadores no Maranhão.

Um dos maiores defensores e entusiastas da aliança PT/PMDB em 2010 que elegeu a governadora Roseana Sarney, Mundico Texeira, além de criticar a gestão roseanista, ressalta no artigo o papel secundário do PT no atual governo.

“Não estamos conseguindo, neste um ano de governo, influenciar ou sequer sermos ouvidos com o nosso jeito PT de ser na educação, no desenvolvimento agrário, no desenvolvimento social, na juventude, igualdade racial ou meio ambiente. Em outros termos, não estamos contribuindo efetivamente com o governo como deveríamos”, afirma Mundico.

Na avaliação de Texeira, não está correta a condução das relações do PT com o governo Roseana, especialmente porque estão sendo conduzidas, segundo ele, pelo vice-governador, Washington Luiz, que espera ter o apoio do partido para viabilizar sua candidatura a prefeito de São Luís, mas não contará facilmente com o aval dos companheiros para concretizar seu projeto.

“A governadora Roseana em diversos momentos nos prometeu que a aliança PT-PMDB seria a alavanca política necessária para o Maranhão entrar na rota de desenvolvimento que o país se encontra, inserida no projeto nacional encabeçado pelo PT, numa composição de governo no qual os partidos devem contribuir com o que representam de melhor. Já se passou um ano e as mudanças necessárias para que esse governo seja o melhor de sua vida e do Maranhão não aconteceram”, dispara Mundico.

Confira abaixo a íntegra do artigo.

A gestão do governo PMDB-PT do Maranhão: impasses e dilemas

A aliança vitoriosa entre PT e PMDB em 2010 foi extremamente debatida na sociedade maranhense, com amplo espaço para o contraditório, e mesmo não saindo como cada militante desejava, tendo em vista o peso que a conjuntura local e nacional exerceu no processo, ainda sim o saldo positivo foi suficiente para determinar a vitória logo no primeiro turno em nosso Estado e a maior votação em termos proporcionais para a presidenta Dilma no Maranhão. O que os petistas e a sociedade como um todo esperavam é que aquela aliança também se estendesse ao governo, com o jeito PT de fazer, especialmente com a participação efetiva das organizações sociais.

No período da pré-campanha, em negociações com o PMDB e com a participação da Comissão Executiva Estadual, foram disponibilizadas ao PT quatro secretarias, reduzindo-se a duas após o encontro de tática eleitoral do PT em 26/03/2010, sendo estas a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Entretanto, no final das eleições de 2010, de forma extremamente objetiva o governo pediu a substituição do secretário de educação diretamente ao vice-governador eleito, por se tratar de indicação de sua chapa no PT, e este, por falta de nomes petistas que fossem aceitos, devolveu a secretaria ao governo.  Na Secretaria de Desenvolvimento Social, o secretário petista foi destituído antes mesmo de o novo governo iniciar-se.

Já na nova gestão, eleita legitimamente, o papel do PT passou a ser sobretudo secundário, apesar de sermos o partido da Presidência da República, do vice-governador, com três deputados estaduais, um deputado federal, nove prefeitos e 94 vereadores. Não estamos conseguindo, neste um ano de governo, influenciar ou sequer sermos ouvidos com o nosso jeito PT de ser na educação, no desenvolvimento agrário, no desenvolvimento social, na juventude, igualdade racial ou meio ambiente. Em outros termos, não estamos contribuindo efetivamente com o governo como deveríamos.

Na Educação ainda não conseguimos encontrar um caminho que aponte para soluções que possam modificar em curto, médio ou mesmo longo prazo os resultados desastrosos dos indicadores educacionais dos últimos anos, os quais têm nos relegado aos últimos lugares do ranking nacional. E aqui, no meu ponto de vista, existe uma causa central para este sério problema: como se trata da secretaria com a maior fatia do orçamento do estado, os interesses que predominam são de origem financeira, geralmente indiferentes aos propósitos de uma educação com qualidade.

Em geral, estes interesses se evidenciam por suas práticas polifisioclientelistas ao transformarem as unidades regionais de educação em simples escritórios políticos de grupos familiares regionais, sem nenhum compromisso com os interesses da sociedade, usurpando do contribuinte comum a oportunidade de, pela educação, mudar e transformar a sua realidade e a de seus filhos para melhor.

Não consigo, mesmo com todo o esforço que faço para isso, ver saída para educação sem a participação efetiva dos educadores, e aqui não falo de um educador qualquer e sim dos militantes da causa da educação, pois, se o governo se debruçasse sobre a tarefa de mobilizá-los e partilhar com os mesmos as responsabilidades que são de toda sociedade, grande parte de nossos entraves estariam solucionados.

Na questão agrária não temos como tergiversar sobre a questão central e gostaria de chamar a atenção para um detalhe pouco percebido. A separação da SEDAGRO da SAGRIMA foi uma sugestão nossa do PT, logo após a governadora assumir em 2009 pós-cassação do então governador Jackson Lago. Entendemos que a agricultura familiar além de ser responsável por 70% do alimento que chega à mesa de todos os brasileiros, contribui para garantir autonomia e autossuficiência ao trabalhador do campo, o que evidentemente vai de encontro às aspirações do agronegócio. Este, baseado na monocultura, na produção em larga escala, em grandes extensões de áreas traz como consequências a degradação acelerada do meio ambiente, baixíssimos índices de empregabilidade e pouca responsabilidade social.

Alguns programas federais que visam fortalecer a agricultura familiar estão patinando em nosso estado, e pode-se citar como exemplo o Crédito Fundiário. Trata-se de um programa auxiliar da reforma agrária demandado pelo sistema Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTRs), CONTAG e FETAs, que permite a um grupo de trabalhadores rurais ou desempregados, há mais de cinco anos, com vocação agrícola, se associarem com fim específico, em busca de áreas de até quinze módulos Rurais (825 ha), adquiridas através de um crédito concedido pelo Governo Federal, com prazo para pagamento até dezessete anos, com dois de carência além de um infraestrutura básica (casa, água, energia e estrada sem custo para o assentado).

Este programa foi conveniado pelo Maranhão no governo Zé Reinaldo, concebido à época com o único propósito de render votos eleitoreiros e por isso foram montadas, a partir da estrutura do estado, verdadeiras quadrilhas que atuavam nas duas pontas do programa: na aquisição da terra junto aos proprietários que desejavam vender suas terras, e na organização dos grupos sem qualquer critério de seleção dos beneficiários, o que não raro se comprovava o uso de nomes de pessoas para funcionaram como laranjas das tais quadrilhas.

Na aplicação da infraestrutura continuavam os saques, obras inacabadas e, no final, o que deveria ser um ganho considerável aos beneficiários do programa acabou virando uma frustração, gerando prejuízos às organizações da agricultura familiar e a suspensão do convênio por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre setembro e agosto de dois mil e sete, quando a corrupção atingiu o seu pico e, ate hoje, não foi possível regularizar o funcionamento de tão importante programa, apesar de dois anos e oito meses de governos Roseana.

Recentemente o diretório (DE-MA), reunido em 10/12/2011, fez análise da atual conjuntura e quase por unanimidade concluiu que não está correta a condução das relações do PT com o governo, especialmente porque estão sendo conduzidas pelo vice-governador, ocasionando um conflito de interesses, pois, sem a devida atenção, neste um ano de governo não foi possível fazer a necessária diferenciação entre os interesses do partido e os interesses do governo, um problema que depois de tanto tempo parece ser de difícil reversão.

As inquietações dos dirigentes especialmente do interior do estado se centraram no fato de sermos vistos pela sociedade como governo, mas na prática não governarmos absolutamente nada e isso nos torna alvo de demandas que não temos como responder.
A governadora Roseana em diversos momentos nos prometeu que a aliança PT-PMDB seria a alavanca política necessária para o Maranhão entrar na rota de desenvolvimento que o país se encontra, inserida no projeto nacional encabeçado pelo PT, numa composição de governo no qual os partidos devem contribuir com o que representam de melhor. Não tenho dúvidas das intenções e do desejo da Governadora, porém já se passou um ano e as mudanças necessárias para que esse governo seja o melhor de sua vida e do Maranhão não aconteceram.

Mundico Teixeira – Secretário de finanças e Planejamento do
Diretório Estadual do PT-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens