Fechar
Buscar no Site

A escolha do novo reitor da UFMA: rumo ao futuro ou passado

A Universidade Federal do Maranhão está prestes a ter um novo capítulo em sua história para a escolha dos novos dirigentes. No próximo dia 14/09 (quinta-feira), o Conselho Universitário (CONSUN) se reunirá para homologar a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da república, que é quem dá a palavra final na escola dos dirigentes.

Mas, antes, nesta quarta-feira, dia 13/09, o CONSUN fará uma sessão extraordinária para apreciar dois recursos apresentados por conselheiros que ingressaram com pedidos de ANULAÇÃO, sendo um, da consulta ocorrida em 21/07 para formação de lista tríplice de reitor e vice-reitor, e outro, da 118ª Sessão Extraordinária em 25/08 para a escolha de representantes do CODIR (Conselho Diretor). Para relator destes processos no CONSUN, o reitor Natalino Salgado designou o professor, Walber Lins Pontes, que defendeu que os funcionários da EBSERH, votassem na consulta pública da UFMA, reduzindo ainda mais o percentual do peso dos técnicos, de 15% para 7%, na proporcional.

Enquanto a UFMA vive sérios problemas com prédios caindo aos pedaços, falta de iluminação e falta de água nos bebedouros, ares-condicionados com defeito, residências estudantis precárias e insalubre, laboratórios sem instrumentos e equipamentos e obras inacabadas, a atual gestão utiliza-se de todas as manobras para impor o candidato da atual gestão, Fernando Carvalho,  perpetuando seu grupo político à frente da instituição, como ocorre há cerca de 20 anos. Vale lembrar que em 2016, o então vice-reitor, Fernando Carvalho, repudiou a posição do CONSUN em defender o mandato da então presidente Dilma Rousseff.

A consulta pública para a composição de lista tríplice para reitor e vice-reitor foi contaminada de vícios e manobras. Foi realizada há um dia do período das férias com a universidade esvaziada, teve período curtíssimo de campanha (04 a 17/07) e a votação on line, sistema que permitiu votar diversas vezes, utilizou os canais eletrônicos oficiais com o login e senha já armazenados no banco de dados da própria instituição. As atas das reuniões da Comissão Eleitoral nunca foram apresentadas à comunidade acadêmica. A transferência de docentes dos campi do continente para o campus de São Luís também funcionou como barganha.

Apesar de todas as manobras, o professor Luciano Façanha, candidato de oposição pelo Movimento UFMA Democrática, foi o mais votado pela comunidade no voto universal, obtendo 43% dos votos válidos, 12 pontos à frente do segundo colocado, Fernando Carvalho. O que decidirá o CONSUN? Qual rumo seguirá?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens