Fechar
Buscar no Site

A derrota de Bolsonaro no STF e o possível enfraquecimento de Ney Bello na disputa por uma vaga no STJ

A derrota de Kassio Nunes Marques na Segunda Turma, no três a dois que manteve a decisão do TSE de cassar o mandato de Fernando Francischini, atiçou a disputa pelas duas vagas abertas no STJ.

O resultado, com o voto se Gilmar Mendes contrário ao Planalto, foi visto pelos desembargadores que estão na lista de nomes para ocupar as duas vagas como algo capaz de enfraquecer o desembargador maranhense Ney Bello, que era considerado o único nome cuja escolha já estava decidida por Bolsonaro.

Gilmar é o padrinho da candidatura de Ney, e há expectativa de que haja um retaliação ao ministro por Bolsonaro.

Apoiado por Gilmar Mendes, o nome do magistrado era cotado para o STJ desde a aposentadoria do ministro Napoleão Nunes Maia, em dezembro de 2020. Nas últimas semanas, Bello atuou para garantir seu lugar entre os candidatos, conseguindo 17 votos.

Ney Bello já foi assessor de Gilmar Mendes no STF e é professor da faculdade do ministro em Brasília. Ney Bello é politicamente articulado e tem o respaldo do centrão, o que o aproxima de Bolsonaro. Com informações do Metrópoles

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens