Fechar
Buscar no Site

PCdoB, PDT e Fetaema no Conselho Estadual da Juventude do Maranhão

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nesta sexta-feira (18), a posse do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem) para o Biênio 2022-2023, no Salão de Atos do Palácio dos Leões. Foram empossados pela representante do governador Flávio Dino e também secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, 60 conselheiros representativos do Estado, sendo eles 30 do Poder Público e 30 da Sociedade Civil.

O Cejovem é um órgão consultivo, deliberativo, de orientação e normativo do Governo do Estado que promove ações de interesse da juventude maranhense. Foi criado pela lei nº 8.451, de 5 de setembro de 2006, e é vinculado à Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). O Cejovem é constituído de 30 membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo governador do Estado. O Conselho assume a sua segunda gestão e encontra-se atuante, desde 2019, tendo como presidente a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, como vice-presidente Geldo Júnior e como secretário-geral, Erisvan Loureiro.

“Então a gente tem hoje um importante momento que é a realização da posse do Cejovem, um espaço plural da juventude do Maranhão em que temos juventude trabalhadora, juventude partidária, juventude de todas as áreas que conseguem principalmente apontar o caminho do Governo do Estado do Maranhão para executar políticas públicas para as juventudes. Ficamos muito felizes em consolidar esse espaço democrático e plural e que principalmente tem as vozes e a cara da juventude do Maranhão”, enfatizou a secretária Tatiana Pereira.

O momento também contou com a participação do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, que destacou em suas palavras a implantação das políticas públicas de juventude pelo Governo do Maranhão.

“Essa é uma importante instância de decisão, avaliação e monitoramento das políticas públicas da juventude do nosso estado, ao longo desses anos o governo Flávio Dino junto com o vice Carlos Brandão, implantou importantes políticas voltadas para os direitos da juventude do nosso estado. Cito como exemplo as ações na área de educação, agricultura familiar, saúde, ciência e tecnologia. Através do Conselho, várias juventudes podem monitorar essas ações e também propor novas ações para o Governo”, declarou o secretário.

Em sua última administração, o Cejovem seguiu fiscalizando as políticas públicas de juventude desenvolvidas pela Seejuv, além de acompanhar o processo de execução da Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude, que desenvolveu um valioso trabalho dentro das cidades do Estado na estruturação de seus conselhos municipais, atingindo 63 municípios.

Na oportunidade, a nova composição do Conselho aproveitou o momento para eleger a nova mesa diretora: Josy Gomes (União da Juventude Socialista – UJS) como presidente, Geová Goes (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão – Fetaema) como vice-presidente e Jefferson Aurélio (Juventude Socialista do PDT) como secretário-geral.

“O Conselho de Juventude é o espaço mais importante que a gente tem atualmente no estado do Maranhão para a juventude maranhense, é uma honra para mim que sou presidente estadual da UJS assumir esse compromisso de presidir essa gestão por um período de 1 ano. Eu chego esperançosa nessa tarefa com a certeza que vamos fazer um trabalho excelente e que a gente vai ampliar cada vez mais a participação da juventude maranhenses em espaços, a gente vai conseguir concretizar ainda mais as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas aqui no Estado para os jovens de todo o Maranhão dos 217 municípios, além de assumir essa tarefa com muita esperança, com muita felicidade, mas também com o peso da responsabilidade que é carregar os sonhos da juventude maranhense”, disse Josy Gomes.

“A Fetaema hoje marca um grande espaço dentro do Conselho de Juventude como suplente e eu tomei posse também como vice do Cejovem, um espaço muito importante em que a Fetaema colocará também as pautas da juventude rura. Por meio dessa parceria vamos lutar por políticas públicas para todos os segmentos juvenis dos campo, do urbano, da favela os povos indígenas”, falou Geová Goes.

“É muito importante fazer parte da mesa diretora deste Conselho, um espaço que é nosso e eu, enquanto sociedade civil, sou muito grato representando a JSPDT do estado, que é uma juventude muito aguerrida e que há anos vem lutando para ocupar espaços e discutir pautas relevantes para os jovens”, declarou Jefferson Aurélio.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens