Fechar
Buscar no Site

O sucesso do carnaval em SL e o fracasso da mídia sarneisista solitária

CircuitoDeodoro

Apesar de toda torcida contra, o carnaval realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís foi um sucesso.

Sim, querendo ou não, o carnaval de São Luís, organizado pelo governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, foi exitoso a considerar os carnavais realizados pelo governo Roseana Sarney.

Em apenas 40 dias de gestão, Flávio Dino em parceria com o prefeito Edivaldo resgatou o que há de melhor em nossas manifestações culturais, além de proporcionar segurança e diversidade, há muito distantes da folia momesca em nossa cidade.

Registros comprovam que um grande público frequentou os circuitos da Deodoro, Rua da Paz, Madre Deus e passarela do samba. Artistas e brincadeiras locais foram valorizados, houve segurança reforçada nos principais corredores, operação Lei Seca, serviços de saúde e limpeza. Ação conjunta proveitosa que se deu entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

E o resultado dessa parceria vencedora não podia ser outro: circuitos da folia e passarela do samba completamente lotados. Foliões alegres, grandes atrações, satisfação dos brincantes. O saldo é positivo.

Algo, porém, deve ser observado. Não é de agora que alguns foliões deixam a capital para brincar a festa momesca nos municípios do interior. Entre outros fatores, como uma política adequada de investimento e valorização da cultura local, isto está atrelado à origem dos brincantes e de familiares que ainda residem no interior.

Vale enfatizar que essa tradição, de sair da ilha para outras cidades, arrastou-se durante todos os governos de Roseana Sarney, que prestigiava o artista de fora e privilegiava grupelhos, empresas como a Mirante e o Marafolia.

foto 3

Inconformada, a mídia alinhada à oligarquia derrotada tentou, inescrupulosamente, criar uma agenda negativa do carnaval do novo governo. Aludiram ao recurso da escandalização de fatos banais, quando quiseram engendrar, como novidade, a ida de foliões para o interior do estado, algo recorrente, oriundo do governo Roseana.

Os fatos, valem muito mais em qualquer debate, contradizem as viúvas do sarneisismo. Fato inconteste 1: o público lotou o circuito carnavalesco organizado pela secretaria de Cultura (as imagens não deixam mentir), todos puderam brincar com paz, segurança e alegria. Fato inconteste 2: o novo governo passou pelo teste de fogo, levando em consideração o pouco tempo e recursos escassos para melhor organizar o carnaval. Evidente que muito tem a ser aperfeiçoado – o folião da casa e o turista precisam ser atraídos, valorização do carnaval de bairro e mais incentivo aos artistas e grupos culturais locais.

Em  2016 será muito melhor, o governador já assegurou que São Luís terá programação carnavalesca durante o dia, além de outras novidades.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens