Fechar
Buscar no Site

399 anos e uma ponta de esperança

São Luís completou 399 anos com alguma esperança. Vítima, ao longo dos anos, de uma brigalhada política sem fim que emperra o seu desenvolvimento, a belíssima capital maranhense pede socorro. Abandonada estruturalmente há muitos anos, apenas com lampejos de bons tratos na primeira parte do Governo Tadeu Palácio, que cuidou bem de sua limpeza e de sua iluminação, a ‘Ilha do Amor’, a ‘Capital dos Azulejos’ ou ‘Ilha Rebelde’, como queiram, merecia sorte melhor.

Bradamos aqui, muitas vezes, por uma parceria administrativa entre o prefeito João Castelo e a governadora Roseana Sarney, mas as diferenças políticas não permitiram.

O jeito, então, é torcer para que o prefeito tenha condições de fazer o que vem anunciando, e até já começou a executar. No comando de uma administração complexa de uma ilha que cresceu desordenadamente, João Castelo tem atacado problemas estruturais de São Luís, tirando muitas famílias da lama. E acaba de lançar um audacioso projeto de recuperação e recapeamento de avenidas e ruas em vários bairros da cidade. Tem contra si uma mídia poderosa, do grupo adversário, liderado pela família Sarney, que não permite a justa visibilidade desse trabalho; ao contrário.

Essas iniciativas deixam a capital esperançosa e seu povo um pouco mais crente de que, apesar do massacre midiático que sofre de manhã, de tarde e de noite, o prefeito João Castelo está centrado em fazer de São Luís uma cidade mais bela e menos sofrida.

É o que todos desejamos. Quiçá desejasse, também, de verdade, a governadora do Estado, e se engajasse nessa corrente. (Informe JP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

18 respostas para “399 anos e uma ponta de esperança”

  1. Dinho disse:

    NÃO CUSTA LEMBRAR QUE SÃO LUÍS SEMPRE ESTEVE NAS MÃOS DA OPOSIÇÃO. NUNCA FOI COMANDADA PELO GRUPO SARNEY, ENTÃO É FÁCIL VER O PORQUE DO DESCASO, JÁ QUE TODAS AS OBRAS ESTRUTURANTES E PAISAGÍSTICAS DE SÃO LUÍS FORAM CONSTRUÍDAS PELO GRUPO SARNEY NO COMANDO DO ESTADO. TODOS OS VIADUTOS, LAGOA DA JANSEN, AVENIDA LITORÂNEA E TODAS AS PRINCIPAIS AVENIDAS DA CIDADE. NÃO EXISTE NADA CONSTRUÍDO PELA OPOSIÇÃO EMBORA ESTIVESSEM NO COMANDO DA CAPITAL. JÁ CANSEI DE PASSAR VERGONHA AO VER TODO MUNDO FALAR MAL DE SÃO LUIS E BOTAR A CULPA NOS SARNEY PRA INOCENTAR OS VERDADEIROS CULPADOS DO DESCASO COM SÃO LUÍS. NUNCA A PREFEITURA REFORMOU UM ÚNICO CASARÃO, TODAS AS REFORMAS FORAM FEITAS PELO GRUPO SARNEY. OS BALAIOS TIVERAM A PREFEITURA E O ESTADO NAS MÃOS POR MAIS DE 7 ANOS E MESMO ASSIM NADA FIZERAM A NÃO SER USAR TODA ESSA MÁQUINA PARA ATACAR OS SARNEY. O JORNAL PINÓQUIO RECLAMA DA FORÇA DA MÍDIA DOS SARNEY MAS LÁ NA TV MIRANTE TODA HORA TEM COMERCIAL DA PREFEITURA E MAIS: O JORNAL PINÓQUIO SE ACHA FRACO EM RELAÇÃO A MÍDIA SANEYSISTA MAS CONSEGUIU ILUDIR A POBREZA E O POVO BRASILEIRO DE QUE TODOS AS MAZELAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS É CULPA APENAS DOS SARNEY MESMO ELES NUNCA TENDO A PREFEITURA E FORÇANDO O POVÃO A ACREDITAR QUE ROSEANA TEM QUE AGIR COMO PREFEITA E GOVERNADORA. COMO O POVÃO NÃO SABE O QUE É OBRIGAÇÃO DO GOVERNADOR E O QUE É OBRIGAÇÃO DE UM PREFEITO, A OPOSIÇÃO SE APROVEITA DISSO. POR ISSO ELES NÃO CUIDAM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PRA NÃO ABRIR A MENTE DO POVO.

  2. Camélia disse:

    Eu não sei que ponta de esperança é essa que você vê, meu caro bloguista. Eu, ao contrário, e infelismente, não vejo nenhuma. São Luis, ou melhor, o Maranhão, está jogado à própria sorte, diga-se, como sempre esteve. A melhor solução, para quem puder, é ir embora daqui, o quanto antes. Eu já comecei a arrumar as malas. E não vou sentir saudade nenhuma. O Maranhão não tem geito. Pobre de nós maranhenses.

  3. Vieira, jesuita disse:

    john, muito bom o momento da comemoração destes 399 anos, servindo apenas para contatar-se interesses pautados na cidadania, objetivando desconstruir democraticamente candidatos a vereador e a prefeito desta cidade, que fizeram da vida pública uma rentável profissão. acontecendo isto antes, durante e depois das comemorações pelos 400 anos da capital maranhense.

  4. CESAR disse:

    Meu caro blogueiro, quem nunca quis esta parceria foi exatamente o prefeito João castelo, vc se lembra quando o secretario de saúde do estado RicardoMurad procurou a vice prefeita a medica Helena para uma parceria o q aconteceu, foi imediatamente retalhada pelo prefeito, exatamente por não aceiotar a aproximação, tantas outras mostras de revanchismo, portanto o prefeito deveria sair do palanque e administrar a cidade como ela merece e precisa.

  5. Milton Calado disse:

    Meu caro John,
    Sou seu leitor assíduo e o admiro como um dos mais competentes jornalistas/blogueiros do nosso estado. Suas análises são leitura obrigatórias para quem acompanha a politica e as coisa dos políticos do Maranhão. Compreendo que no meio das noticias sérias seja necessário encaixar alguma coisa leve e descompromissada, as charges, por exemplo. Contudo é preciso ter cuidado para não atingir pessoas que, de uma forma ou de outra, tenha o reconhecimento e o respeito de nossa sociedade, especialmente, se essa pessoa já não se encontra mais no meio de nós. É o que se deu no post de “Notas Rápidas” do dia 5 do corrente, na brincadeira sobre a escolha de candidatos a prefeito de São Luis, a qual, tenho certeza, Vc não é o autor. Lá foi incluído a figura de Dona Flor de Lyz, que por quase meio século fez a cronica social de nossa cidade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis, na sua época, como rádio, TV e jornal, dentre eles o Jornal Pequeno do qual Vc. é um dos mais competentes integrantes. Dona Flor podia até não ter recursos culturais e literários, mas sempre foi honesta em tudo que fez e por isso sempre mereceu o carinho e o respeito dos maranhenses. Se não fosse por isso, pelo menos deveria merecer o respeito que se deve ter a uma pessoa já morta. Um abç do Milton Calado.

    Resposta: Verdade meu amigo Milton. A ilustração era uma montagem antiga de quando a nossa querida Flor estava viva. Obrigado.

  6. RICARDO disse:

    ESSE DINHO NÃO PASSA DE UM COME RESTOS DA CASA DOS SARNEYS ACORDA ALIENADO ESSA OLIGARQUIA MALDITA QUE TU TANTO DEFENDE ACABOU COM O NOSSO ESTADO E PRINCIPALMENTE COM SÃO LUÍS. A TUA GOVERNADORA MARGINAL ROSENGANA SARNEY TEM UMA PARCELA DE CULPA NO CAOS DO TRÂNSITO DE SÃO LUÍS, SE ELA NÃO TIVESSE BLOQUEADO O DINHEIRO QUE JACKSON DEIXOU PARA A PREFEITURA CONSTRUIR O VIADUTO DA FORQUILHA E O VIADUTO DA ROTATORIA DO CALHAU E O PROLONGAMENTO DA AVENIDA LITORANEA O TRÂNSITO DE SÃO LUÍS ESTARIA MENOS PIOR .TU TE GABAS TANTO DOS VIADUTOS QUE ROSENGANA FEZ, VIADUTOS ESTES QUE FORAM TOTALMENTE MAU PROJETADOS QUE NÃO ACRESCENTA EM NADA PARA O TRÂNSITO.E AS OBRAS SOCIAIS PORQUE TU NÃO CITOU NENHUMA COMO HOSPITAIS E AS ESCOLAS, SÓ FALTOU TU DIZER QUE ELA CONSTRUIU OS SOCORROES QUE ATENDE O MARANHÃO INTEIRO ACORDA ABESTADO PARA A REALIDADE, SAI DESSE TEU MARANHÃO QUE NÃO EXISTE.HÁ ALIAS EXISTE SIM NA TUA IMAGINAÇÃO.

  7. AMANDA disse:

    MAIS UM COMENTARIO INFELIZ ESTE SEU JOHN, PORQUE TODOS NÓS SABEMOS QUE A UNICA COISA QUE TADEU QUANDO PREFEITO FEZ, FOI MANDAR PINTAR AS BEIRADAS DE CALÇADAS E AVENIDAS COM CAL, E USAR PROPAGANDA DE LIMPEZA, MAS SÓ SE LIMPAVA AS AVENIDAS DOS HOLANDESES E AS OUTRAS, COISA PRA TURISTA VER, MAS NOS BAIRROS OS LIXOS E A SUJEIRA SE AMONTOAVAM, LEVANDO DOENÇAS E PRAGAS PARA OS POBRES MORADORES. A OLIGARQUIA PDT – NUNCA FEZ NADA AO LONGO DESTES MAIS DE 20 ANOS PELA NOSSA QUERIDA SÃO LUIS, QUE HOJE MOSTRA O DESCASO PARA QUE TODOS POSSAM VER A REALIDADE DE UMA ADMINISTRAÇÃO PIFIA E IRRESPONSAVEL POR PARTE DE UM PARTIDO QUE REINOU E ARRUINOU UMA BELA CIDADE QUE HOJE DE BELA SÓ RESTAM AS LEMBRANÇAS. POR ISSO QUE NÓS LUDOVISENSES NÃO TEMOS MUITO O QUE COMEMORAR, E SIM PEDIR AS AUTORIDADES COMPETENTES E A CAMARA DE VEREADORES QUE TENHAM UM POUCO DE RESPONSABILIDADE E FAÇAM O SEU TRABALHO CORRETAMENTE, PUNINDO TODOS ESTES DESCASOS QUE AINDA CONTINUAM FAZENDO COM A NOSSA QUERIDA CIDADE SÃO LUIS.

  8. celia bastos disse:

    john, que nós saibamos, toda obra grande que existe em São Luis, foram feitas meu querido, no governo de ROSEANA SARNEY, porque a prefeitura comandada pelo PDT, nunca moveu uma palha para fazer nada na cidade, mas sabemos que todos os componentes hoje são milionários, donos de empresa de onibus, fazendas, posto de gasolina, hospitais e etc., e fora isto ainda acham que o governo tem que cuidar das obrigações da prefeitura.

  9. Augugsto disse:

    Camélia pessoas assim como vc o Maranhão n pecisa realmente, já vai tarde. Mais tarde quando vc tiver noticias de um grande Estado, com inumeras industrias, refinaria, termoeletricas etc., com bastante vagas de emprego etc., vc se arrependerá ai vai ser tarde d+. Olha o Brasil inteiro está de olho no crescimento do nosso Estado, n seja boba, n va atrás destes derrotados principalmentes estes balaios que por quase trinta anos tentaram denegrir a imagem deste Estado grandioso, tentaram roubar nossa alto estima, mas felizmente n conseguiram, o bem prosperará.

  10. JOHN, SÓ VC PARA ACREDITAR QUE O CAOSTELO QUEIRA TRABALHAR! ESSA, TALVEZ, SEJA A PIOR administraçao DA HISTÓRIA DE SAO LUIS. É UM GOVERNO DEPRAVADO, CORRUPTO, IMCOMPETENTE E LOUCO. A CARA DO CAOSTELO! VEJA A QUALIDADE DO ASFALTO COLOCADO PELO PARENTE DO CAOSTELO NA CIDADE!!!!!!!!!!!

  11. JOSÉ DE RIBAMAR PRAZERES disse:

    Esqueceram de relatar que São Luís, fora comandada enquanto o Regime Militar por Prefeitos Biônicos indicados pelo grupo Sarney, temos um ex- prefeito que ganhou fortunas de dinheiro com indenizações milionárias com a retirada da linha ferroviária que deu lugar a avenida Luís Rocha que nunca fora concluída, pois a mesma era para interligar o centro de São Luís ao Aeroporto. Esse ex-Preefeito hoje tem um dos melhores e luxuosos hotéis na Orla Marítima da nossa querida e tão sugada São Luís!!

  12. LIMA disse:

    CUTRIM, VC SO CONSEGUE ENGANAR A MAIORIA DOS SEUS LEITORES QUE SAO ANALFABETOS POLITICOS. NÓS , DEFENSORES DA VERDADE, NAO CAIMOS NESSA PQ SOMOS INTELIGENTES. VC ACHA MESMO QUE NAO SABEMOS QUE O GRUPO SARNEY FEZ POR SAO LUIS?? O GRUPO SARNEY FEZ E CONTINUA FAZENDO MUITO POR ESSA ILHA SEM A COLABORAÇAO DOS GESTORES DA OPOSICAO Q HA DECADAS ESTAO NO PODER. FAZ-NOS RIR CUTRIM, VC NAO NOS ENGANA.!! MAX BARROS 2012, LOBAO 2014!!

  13. LIMA disse:

    AH!!!PARABENS DINHO!! INTELIGENCIA ABSOLUTA!!

  14. pedro rodrigues da silva disse:

    John.

    Aos amigos o benepláciot da grandeza que não existe, aos outros que são relesleitoresdo seu blog, nada de publicação. Ok, você e imparcial.

  15. Dinho disse:

    Valeu Lima, estamos aí para desmascarar os inimigos da nossa cidade e do nosso estado, a turma do quanto pior, melhor. Veja mais essa:

    Derrotado
    Não houve qualquer surto de bom senso na decisão do prefeito João Castelo (PSDB) de cobrar o IPTU pela tabela de 2010. Só decretou a providência porque perdeu o último recurso no Supremo Tribunal Federal. Se pudesse continuar recorrendo, seria embalado pela teimosia e insistiria na cobrança do imposto com reajuste de até 8.000%.

    Só média a respeito da construção do hospital

    O prefeito João Castelo viveu situação semelhante no caso do hospital cuja construção anunciou repetidas vezes com estardalhaço. Usou a liminar da Justiça contra a obra para fazer proselitismo, dizendo-se vitima de perseguição por adversários para não fazer a obra. Depois que conseguiu liminar liberando a construção, nunca mais falou no assunto.

  16. FERNANDES disse:

    A FAMÍLIA SARNEY TROUXE AS SETE PRAGAS DO EGITO PARA O MARANHÃO. JOSÉ SARNEY É O ARAUTO DOS SETE SELOS E SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE, PORTANTO, ELE É O ANTICRISTO, O SENHOR PREGOEIRO DA MORTE.

  17. FERNANDES disse:

    HÁ 50 ANOS OS MALÉVOLOS DOMINAM O MARANHÃO.

  18. Teste de Fogo disse:

    Rapaz, tem uns comentários aqui que promovem tristeza, se não o riso, o do Augugsto é de uma graça que dá dó, se ele estiver nas casa dos trinta, vai morrer sem desfrutar deste progresso, já o comentário do LIMA, é de uma tristeza de dar raiva, olha os nomes que esse cidadão citou, sobrenome tipico de família satélite, enquanto isso quem sofre é o povo humilde, que não sabe votar, ou não tem em quem votar. Fora 3 anos pro Castelo fazer a obrigação dele, enquanto isso os sobrenomes Dualibe e Abreu lavaram a alma no municipio, a governadora é herança de Sarney, galinha goró, e os agregados dela, tão gorós quanto, e atrás destes tem sempre uma fila de gente que ficou sem mamar, esperando a vez, Flávio Dino é um exemplo de ser que tem um turma esperando pra mamar, tem secretaria, seja do que for, com 2 ou 3 prometidos pra ocupar, esse tá com mais agregado que vaga. Flávio, Sarney, Castelo, Lago, Lobão, Dualibe, Cutrim, Murad são todos farinha do mesmo saco, só querem se favorecer, enrriquecer e se manter no poder, nenhum tem na história um favorecimento legitimo do povo, e isso são fatos, que infelizmente o povo, mesmo sem nada, na pobreza absoluta, não enxerga, infelizmente pro nosso municipio e pro nosso estado, saco de sal e chinelo ainda satisfazem quem não tem saúde, educação, saneamento e moradia que preste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens