Fechar
Buscar no Site

3º Boletim da Greve dos Militares – Comp. de Choque adere e Cel. Melo vence

A paralisação dos policiais militares e bombeiros completou, nesta sexta-feira (25), seu segundo dia. Os militares continuam acampados na Assembleia Legislativa e dizem que só saem depois do governo Roseana Sarney atender as reivindicações da categoria.

O fato importante do segundo dia é a adesão da Companhia de Choque. Segundo eles, não aceitam ser comandados por um general do exército.

imagem: blog do Louremar

Outra questão é que cadetes estão sendo deslocados para as ruas sem armamento e colete a prova de balas. Sem curso para conduzir viaturas, os cadetes estão sendo destacados inclusive para portas de bancos.

De Bacabal, recebemos informações de que um tenente coronel Mariano, deslocado de São Luís para intimidar o movimento teve que voltar por que não foi aceito pela tropa local. Na cidade, as viaturas foram descoladas para o pátio.

Na tarde de hoje policiais militares de 10 municípios que fazem parte do 15º Batalhão de Bacabal, aderiram à paralisação. Os municípios são os seguintes, segundo o jornalista Louremar Fernandes: Brejo de Areia, Lago Verde, Alto Alegre do Maranhão, Olho D´Água das Cunhãs, Vitorino Freire, Lago Açu, Paulo Ramos, Marajá do Sena, São Mateus e Bom Lugar. Os policiais deslocaram com as viaturas dessas cidades até a sede do Batalhão em Bacabal. As viaturas estão no pátio do quartel.

Hoje Morros, Bacabeira, Humberto de Campos, Icatu e Rosário na região do Munin também pararam.

Em São Luís, continua a onde de assaltos e arrastões. Ontem um motorista de ônibus foi morto na avenida dos Africanos e os passageiros assaltados. Agora pouco um arrastão teria acontecido no shopping Rio Anil. A informação não foi confirmada. O presidente da Assembleia deputado Arnaldo Melo disse ao movimento paredista que a governadora Roseana Sarney não negocia enquanto os policiais e bombeiros não voltarem ao trabalho. Os líderes do movimento expuseram a situação para os militares e todos decidiram pela continuação da paralisação.

O juiz auditor militar Vicente de Paula Gomes de Castro indeferiu, a tarde, o pedido do comando da Polícia Militar do Maranhão, para que os líderes da greve da PM e do Corpo de Bombeiros fossem presos por crime de desobediência à Constituição, que não permite a greve de serviços considerados essenciais, divulgou os blogs do Luis Pablo e Cardoso.

Os militares têm recebido de empresários a doação de alimentos, água, combustível. Um prefeito e uma ex-secretária de estado doaram hoje 5 mil garrafas de água mineral e 500 pães. Deputados de oposição e do governo também colaboram. O movimento e seus líderes continua firme e forte a cada dia recebendo mais adesões. Por fim está havendo desentendimentos e insatisfações pelo comando da Polícia Militar que não estão aceitando a intervenção e serem comandados por coronéis do Exército.

Coronel Melo vence

No ano passado o coronel Francisco Melo peticionou na Procuradoria Geral de Justiça uma denúncia envolvendo a governadora Roseana Sarney, coronéis Franklin, Edilson…. por desvio de condutas. Coronel Edilson (Subcomandante Geral da Polícia Militar), na época era Direito de Pessoa da PMMA e comandava um esquema de diárias sem que muitos policiais fossem ao local de destino, ou seja, não sairiam dos quartéis, somente recebiam as diárias sem viajar. Edilson recebeu mais de 45 diárias e nunca saiu do quartel.

As denúncias do coronel Melo que foram entregues na Procuradoria-Geral de Justiça nunca deram em nada, a não ser a Governadora nomear Edilson ao cargo de Subcomandante Geral que prometera fazer alguma coisa contra Melo. Pois bem, em razão dessas denúncias a Governadora mandou prender o coronel Melo, que entrou com um habeas corpus, ganhou um Salvo Conduto e hoje já foi julgado o mérito do habeas corpus que foi favorável ao coronel Melo.

Eles recorreram, a pedido de Edilson, mas deve ser mantido (se não acontecer um absurdo). Ficamos surpresos em ser divulgado em toda a imprensa que eles tinham decretado a prisão do coronel Melo e que está pedindo a prisão é Edilson e o fato que ele se baseia foi aquele artigo o qual Melo escreveu no Jornal Pequeno do dia 06 de novembro do corrente ano falando, alertando sobre o risco de haver uma greve no Maranhão. O coronel Melo não cometeu nenhuma transgressão disciplinar e nem crime. Agora dois promotores estão recebendo pressão para de ofício manifestarem sobre as prisões dos militares. Pressão da Procuradora Geral Fátima e do incompetente secretário Aloísio Mendes, além do comandante da PM, coronel Franklin Pacheco. Isso é uma violência sem precedente, mas sabemos que o Auditor Militar não se mete em tamanho absurdo, pois é um Magistrado de conduta ilibada sem nenhum arranhão. Só para acrescentar mais algumas informações depois que o coronel Melo denunciou à PGJ, as irregularidades continuam. Naquela época o coronel Frankiln tinha comprado passagem de avião para seus familiares, mas a coisa não parou. É um capricho de Roseana, Aloísio, Frankiln e Edilson verem o coronel Melo preso a qualquer custo. (Movimento Paredista)

Nota deste blog aos militares

O blog tem recebido muitas informações, inclusive de outros estados que estão acompanhado a paralisão, por mensagem de texto via celular. Quem desejar continuar se manifestando, principalmente os militares do interior, pode continuar enviando informações através do contato dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (98) 8811-9540.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens