Fechar
Buscar no Site

2ª turma de oficiais da APM/UEMA comemora 20 anos

By Reinaldo Abreu Trinta Junior*

Aconteceu na última sexta-feira, 02 de dezembro, no restaurante Cabano do Sol, o grande encontro de oficiais da segunda turma genuinamente formados por uma Universidade no Maranhão. Ao todos, foram 45 aspirantes que despontaram para a sociedade Maranhense em 1996, uma turma de líderes que, ao longo desses vinte anos, na capital e nos mais variados rincões do interior do Estado sempre procuraram se destacar em suas atuações pontuais, inteligentes e preventivamente, colocando em prática os ensinamentos dos melhores mestres, tanto da Universidade Estadual, quanto da Academia de Policia Militar Gonçalves Dias.

Durante o Grande Encontro, conforme a organização do evento assim denominou, estiveram presentes cerca de dois terços da turma de Aspirantes de 1996, onde, entre outras, trataram inicialmente de agradecer a Deus em orações pela vida e conquistas, mesmo com as dificuldades que esta turma passou em

relação à ascensão na carreira, como nenhuma na história da PMMA, além de que, inclusive, fizeram uma homenagem póstuma ao outrora tenente Irineu – morto em combate na ultima década do século passado, para em seguida se confraternizarem, já que, apesar dos grandes talentos da turma, esta foi a primeira a ser destacada em massa para todos os municípios do interior, daí a grande dificuldade de se reunirem. Portanto, esse momento impar foi comemorado com muitas emoções, na verdade “vivemos novamente aqueles gloriosos tempos que infelizmente não voltam mais” asseverou o Major Trinta Junior, um dos organizadores do evento ao lado dos majores Sales Neto, Juarez e Snneyder.

Abrilhantando o evento, esteve presente o Major Otsuka, ex-prefeito de Grajaú, um dos mais enquadrados oficiais da época, sendo um orgulho da turma, por ter sido o primeiro político eleito, assim como o Major Ferreira, também dessa seleta turma impar na história, que teve expressiva votação nas ultimas eleições em Viana. Segundo o Major Otsuka, “Este ano, além de – lógico, relembrar as nossas brincadeiras, temos que nos reunir sempre para ajudarmos nossos comandantes a projetar os desígnios e engrandecimento da classe policial militar, pois queremos ter uma cadeira assentada e participação ativa na politica institucional da PMMA, e caso assim Deus permitir, lançar o nome do Major T. J. para ser nosso representante (PMMA), aliás, como ele mesmo diz, de todas as PM’s do Brasil, que precisam caminhar unidas, em nível Nacional, com uma possível cadeira na Câmara Federal”. Ou seja, aproveitar os talentos desses experientes oficiais, para já se prepararem para assumir brevemente o Comando e liderança da PMMA, no seu tempo certo.

Cabe ressaltar, a apresentação, por parte do Major Trinta Junior, a intensão de união nacional das PM’s, através de campanha nacional, que discretamente já o faz desde seu Curso Superior de Polícia na PMERJ, onde deixou sementes, e PMRN, onde cursou suas especializações, além da necessidade de se instituir as promoções para os últimos postos da PMMA (Tenente-Coronel e Coronel) pelo novel e inédito no Brasil, assim como foi a formação desses oficiais por um Universidade, critério de mérito intelectual, a

ser aferido por uma prova multidisciplinar realizada por um renomada banca. Também foi lembrada por esse oficial aos seus colegas presentes, a necessidade de se regulamentar por leia a profissão civil dos oficiais, ou seja, a formação da Uema de Bacharelado em Segurança Pública, que assim, através da instituição dos Conselhos Federal e Estadual de Bacharelado em Segurança Pública, poderão estes profissionais atuarem em escolas e empresas públicas realizando projetos e palestras em segurança em geral, além de coadjuvarmos com os trabalhos da PMMA, “toda a sociedade irá ganhar com essa regulamentação, afirmou o autor do projeto. E mais “a nossa instituição precisa ser mais intectualizada, mesmo com as dificuldades, pois durante gestões passadas tivemos muitas ingerências políticas, e a culpa desses foi mínima, nós mesmos quem nos deixamos levar por essas mazelas. Porém, nestas ultimas promoções já sentimos que o Governo, o Comando e o Secretário de Segurança querem tornar mais sérias e justas as promoções. Eu mesmo tive a oportunidade de agradecer ao Dr. Jeferson Portela, pelas promoções, que pela primeira vez deu-se preferência pelas turmas mais antigas, até porque eu mesmo e a maioria dos colegas passarmos mais de 11 anos somente para sermos promovidos ao posto de capitão para major, isso sem ter nenhum impedimento legal, tudo por inércia do Estado.

No final do evento, falou o primeiro oficial da turma a ascender ao posto de Tenente-coronel da turma, o TC Leite – Secretário da Casa Militar do Governador – que foi aclamado unanimemente líder da turma, um do maiores intelectuais e dinâmico oficial da Instituição PMMA, sendo inclusive Coordenador Geral do Curso de Direito da UNICEUMA, que falou sobre a necessidade de se ter uma turma unida de verdade, não para ascender por ascender na carreira ou ter projetos pessoais em detrimento de outras turmas, mas sim para fazer o que muitos tiveram a oportunidade e não fizeram, uma polícia futurista, onde se tenha um Centro Tecnológico para projetos e doutrina jurídico-policial, pois onde nós nos omitirmos, outros órgãos maldosamente ditarão as cartas de como nós devemos trabalhar. “Precisamos recuperar e usar nossas prerrogativas constitucionais, nos valendo mais das tecnologias e ciências para facilitar nosso trabalho, sem a força, mas com inteligência e legalidade”, aduziu o Chefe da Casa Militar. Após essas deliberações, a turma se reunirá mais vezes no ano que vem, na qual poderá adotar a institucionalização de tais encontros, a fim de que esses bravos líderes sejam reconhecidos e respeitados dentro da sociedade Maranhense. E, ainda, colocarão seus préstimos nas ações cívico-sociais para os mais necessitados cidadãos.

* É Oficial da PM, Bacharel em Segurança Pública e Direito, e especialista em Segurança e Direito Público e Militar, Ativista em empreendedorismo Social e Político Institucional, orgulhosamente pertencente a essa seleta turma de aspirantes oficiais 1996.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens