Fechar
Buscar no Site

2012: guerra política

Se considerados céticos ou pessimistas, devemos responder com argumentos lógicos. 2012, apesar dos 400 anos de São Luís, provavelmente será um ano infernal da política maranhense. A CPI protagonizada pelo deputado Roberto Costa, por exemplo, não terá como evitar que prefeitos aliados do governo sejam citados, acusados, devassados como beneficiários de corrupção. É de se prever, ainda, que o lamaçal remexido chegue até pessoas bem situadas no pântano político do Palácio dos Leões; afinal, uma CPI todos sabem como começa, mas ninguém sabe como termina.

O lançamento da candidatura de Washington Oliveira a prefeito de São Luís vai estilhaçar ainda mais o Partido dos Trabalhadores e colocar os ptsarneisistas em confronto direto com as forças do PMDB e do PSD de Max Barros e Roseana Sarney. Diante dessas duas cisões, as fendas no Governo do Estado vão se abrir ainda mais para que a oposição discurse seu discurso de incompetência e corrupção governamental. A CPI, mesmo a contragosto e sem investigações, elucidará quem foi o real beneficiário de todos os convênios sequestrados, firmados entre o ex-governador Jackson Lago e as prefeituras do Maranhão. A candidatura de Washington vai aumentar a virulência das contestações contra a presença do PT na base aliada de Roseana Sarney.

De par com esses despropósitos estarão os ânimos alterados das disputas eleitorais nos municípios, carregando as armas de gregos e troianos. A mudança no calendário eleitoral da Assembleia Legislativa, visando à reeleição do presidente Arnaldo Melo, também deve intensificar os conflitos de interesses entre os políticos.

No ano de 2012, com a paz desejada, os 400 anos de São Luís não bastarão para evitar que esse seja um ano de guerras políticas cruéis e inesperadas. Vamos esperar que, entre mortos e feridos, salve-se o Maranhão.

(JM Cunha Santos)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens