Fechar
Buscar no Site

“Terceiro turno” no TSE terá Roseana entre os julgados

Jornal do Brasil (Informe JB)

Com a chegada ao Tribunal Superior Eleitoral, na segunda-feira, de um recurso do Ministério Público Eleitoral de Sergipe visando à cassação do mandato de Marcelo Deda (PT), são agora 11 os governadores eleitos ou reeleitos em outubro de 2010 que vão enfrentar, no decorrer do ano próximo, o que os advogados militantes do TSE chamam de “terceiro turno”.

Desde a diplomação dos 27 governadores eleitos no ano passado, o TSE recebeu recursos para a cassação dos mandatos — por abuso de poder político e/ou econômico na campanha ou compra de votos — dos seguintes mandatários: Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Teotônio Vilela (PSDB-AL), Anchieta Júnior (PSDB-RR), Tião Viana (PT-AC), Omar Aziz (PMN-AM), Cid Gomes (PSB-CE), Siqueira Campos (PSDB-TO), Wilson Martins (PSB-PI), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Roseana Sarney (PMDB-MA), André Puccinelli (PMDB-MS), e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). E, agora, Marcelo Deda, cujo processo terá como relator o ministro Marco Aurélio.

Escaparam

Já foram julgados na última instância da Justiça eleitoral Rosalba Ciarlini, Teotônio Vilela e Anchieta Júnior. Os três escaparam da cassação por 6 votos a 1, todos eles contra o voto divergente do ministro Marco Aurélio.

O segundo foi punido com multa de R$ 10 mil, por ter o plenário entendido que ele distribuiu benefícios a eventuais eleitores na condição de governador candidato à reeleição, mas que tal conduta não teve potencial para influir no resultado do pleito.

Já Anchieta Júnior foi novamente cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, em outro processo, no último dia 13, e vai, de novo, ser julgado pelos sete ministros do TSE.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para ““Terceiro turno” no TSE terá Roseana entre os julgados”

  1. José do Rêgo disse:

    Quando será isso?… Será que o STF terá coragem e julgar?… Hoje até o diabo tem dúvidas. Não é melhor esquecer isso?… Deixa que DEUS proverá a seu povo e ninguém será infeliz!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens