Fechar
Buscar no Site

“Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” foi um dos hits da Marcha Contra a Corrupção

A Marcha Contra a Corrupção, convocada pelas redes sociais na internet, ofuscou o desfile comemorativo do 7 de Setembro, em Brasília, historicamente marcante por causa da participação do presidente da República e das Forças Armadas.

Cerca de 25 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, caminharam ontem por uma via da Esplanada dos Ministérios para protestar contra a série de escândalos que marcam a política contemporânea brasileira. No mesmo momento, a presidente Dilma Rousseff estreava, do outro lado da rua, no papel de primeira mulher presidente a comandar a cerimônia nacional do Dia da Pátria.

Vestidos de preto, com narizes de palhaço, caras pintadas de preto, faixas e cartazes contra a corrupção, os manifestantes criticaram a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), na semana passada, o voto secreto no Congresso, os recentes escândalos de corrupção no governo e a manutenção do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no comando do Legislativo. Pediram até a destituição de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para Zuleika Loureiro, de 64, o ato serviu para reclamar de dois dos sobrenomes mais famosos da política nacional. “Esse caso da Jaqueline Roriz é uma vergonha. O Sarney também é uma vergonha, ele é dono do Maranhão.”

“Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” foi um dos hits da manifestação. Alguns dos cantos foram puxados pelo estudante Igor Tinto Janix, de 23 anos. Megafone à mão, tentava controlar a velocidade da passeata, como um diretor de harmonia em desfile de carnaval.

“Estamos cansados de tanta corrupção e safadeza explícitas. Já são 500 anos de corrupção mas antes tinham preocupação de esconder, agora está tudo explícito”, afirmou Igor, que diz ter votado em Marina Silva (ex-PV) no primeiro turno do ano passado e nulo no segundo.

O protesto saiu do Museu da República e caminhou até o Congresso Nacional, ou seja, de um ponto a outro da Esplanada dos Ministérios. Jovens representam a maior parte dos manifestantes, mas também há crianças e idosos. (Com informações das Agências)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

18 respostas para ““Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” foi um dos hits da Marcha Contra a Corrupção”

  1. Francisco Araujo disse:

    Isso que é gozar com as imagens alheias… AQUI NÃO ACONTECEU! Teve convocação etc.. mas só 12 pessoas compareceram… Na frente da biblioteca e do palácio..conforme programado..não apareceu ninguém. Detalhe: nenhum político maranhense anti-sarneísta (até o presente momento)abraçou o movimento anti-corrupção… Por que será?
    O movimento é plural, isto é, não está preso a nenhum partido nem a nenhuma candidatura… Obviamente que isso não interessa nem a castelista, sarneístas e demais istas… que compõem essa “política” estreita e demagógica. Os 46 anos de domínio dos Sarney não é à toa… Sarney não é uma invenção de si mesmo.. é produto desse nosso ethos político… Os anti-sarney são a favor da corrupção?

  2. julio disse:

    John,
    Publica essa materia da Folha:
    08/09/2011 – 07h45
    Turista enfrenta ‘via-crúcis’ e abandono na capital do Maranhão

    CAROLINA COSTA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    Viajar para a cidade de São Luís é exercício de devoção. A capital do Maranhão, que recebe cerca de 2 milhões de turistas anualmente, maltrata aquele que se aventura por suas calçadas históricas.

    De casarios quase ruindo a ruas esburacadas e inseguras, o descaso se torna mais impressionante se lembrarmos que a cidade completa 400 anos daqui a 12 meses, em 8 de setembro de 2012.
    Carolina Costa/Folhapress
    Casa perto do Mercado Central, cujas janelas estão vedadas com tijolos
    Casa perto do Mercado Central, cujas janelas estão vedadas com tijolos

    A via-crúcis começa no embarque: preparado para longas horas de voo, não raro com escalas, o turista chega à capital maranhense num aeroporto com instalações improvisadas, consequência de uma obra que começou em março deste ano e não dá sinais de que vá acabar logo.

    Biombos fazem as vezes das paredes e um toldo plástico cobre a sala de embarque, onde as pessoas se apinham sob um calor que facilmente ultrapassa os 30°C nessa época do ano.

    O “devoto” que se arriscar a conhecer o centro histórico verá cenas de ainda maior provação. Boa parte dos casarios dos séculos 18 e 19 está caindo aos pedaços.

    Sem segurança, mal iluminadas e cheias de buracos, as ruas ficaram perigosas.

    Azulejos franceses e portugueses praticamente só são vistos em suvenir -isso se o turista encontrar uma loja aberta no centro, uma vez que o comércio segue o suplício.

    “QUE CAIA DE PODRE”

    “Isso aqui está numa desolação de dar pena”, comenta Antonio França, pescador e morador da cidade. Segundo ele, muitos casarões são particulares, e os donos não fazem questão de arrumá-los.

    “Fecham portas e janelas e querem que o negócio caia de podre”, conta ele.

    A observação não passa despercebida dos turistas. Em viagem com a mulher e o filho, o brasiliense Erasmo Rodrigues Fernandes comenta: “É lamentável que um homem culto e inteligente, nascido aqui, que foi presidente da República. governador e que é presidente do Senado, deixe sua terra natal nessa degradação”.

    Dinheiro não falta: o Maranhão lidera a lista de Estados destinados a receber recursos do Ministério do Turismo, pasta nas mãos do maranhense Pedro Novais (PMDB).

    Só de convênios já assinados neste ano, o Estado já foi beneficiado com R$ 22,8 milhões, segundo informa a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo.

    Para efeito de comparação, o Rio de Janeiro, sede da Copa do Mundo de 2014, tem R$ 4,3 milhões de recursos em convênios aprovados.

    Com a capital do Estado vivendo um martírio, haja fé para crer que esse dinheiro se converterá em uma cidade mais piedosa com seus moradores e que não mais excomungue seus turistas.

  3. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Está parecendo muito com 64. Eu venho avisando. Se aprovarem a volta da CPMF o povo irá para as ruas.
    E só Deus sabe se não teremos que ver o mesmo filme outra vez.

  4. Carlos Alexander disse:

    recebemos por e-mail a copia de uma meteria jornalistica brasiliana, a respeito dos xingamentos ao sarney e cia. rapaz o dito cujo não tem vergonha, muito menos da murrinha do fraldão cagado de tanta desfaçatez, chateação, raiva e ódio.

  5. Luciana disse:

    Vamos cantar juntos!
    “Fora Sarney – Ladrão!”
    “Sarney Ladrão, devolve o Maranhão!”
    “Sarney Safado, devolve o Senado!”
    “Essa é de rir, o Senado já virou Sapucaí!”

  6. Paulo Sergio Costa disse:

    Se nos perguntarem o por quê do maranhão, todos os anos receber indicadores dos piores do país temos a resposta certa: o povo. O povo! Bom o povo que vota pelo sonho e a ilusão que o grupo SARNEY faz encantar todos os anos. Promete e não cumpre e o povo vota assim mesmo. Aposta nisso lança um midiatico e prepotente chamado LUIS FERNANDO que com contas publicas dificéis de ser comprovada vende resto de seu mandato para escapar da forca. Recebeu emendas que tinha que “enchugar” para devolver parte delas aos seus “donos”. Comprou parte da imprensa para nada falar dele e se vende de bom gestor que nem se quer soube assumir a responsabilidade que O GOVERNO lhe deu, prova disso que JOÃO ALBERTO veio para melhorar a relação com os politicos que ele, o famoso LUIS FERNANDO, se quer atende telefone e quando atende nada resolve. Vem sumindo e mostrando que o GOVERNO já não acredita muito no que projetou. O homem em pouco tempo já mostrou que era só ou muita midia que em tão pouco tempo ficou claro. O projeto falhou e falhou muito cedo. Acorda GOVERNADORA o homem é um JORG MURAD DA politica: prepotencia. ignorancia e despreso ao povo. Ainda bem que JOÃO vem ai. LUIS FERNADO uma enganação comprovada. Só ROSEANA e JORGE MURAD não sabia.Agora de perto sabem.Procure outro.

  7. Capelobo disse:

    SÓ O POVO PODE BOTAR ESSE VERME PERIGOSO CHAMADO SARNEY PRA FORA DA POLÍTICA, NÃO EXISTE LEI PRA ESSE CANALHA, PORÉM O POVO EXISTE E PODE FAZER ESSE SERVIÇO. SÓ FALTA CORAGEM.

  8. BENIGNO disse:

    Do MegaFone ao MegaByte. Outrora, Redes Sociais eram aquelas que aguentavam oito, dez mocotós, atadas por pessoas interessadas nas fantasias propiciadas pelo sexo grupal. Modernamente, são galerias subterrâneas, tais como as que interligam a Fonte das Pedras à do Ribeirão. Com uma diferença: em vez de servirem de condutos para clérigos, as atuais transportam códigos binários convertidos em informações ou desinformações.
    Em 31 de março de 1964, os militares golpistas ainda não contavam com estes recursos, nem contra nem a favor deles. À época, os arapongas pró-revolução usavam uns transmissores remotos, tendo as dimensões de uma caixa de fósforo, operando na frequência de FM (88 a 108 Mhz), com a inscrição: made in japan. Eu herdei uma geringonça dessa de um familiar que atuou no Araguaia. E os insurgentes respondiam com panfletos, megafones e alguns coquetéis molotovs; desembestados na frente da cavalaria com seu trote nefasto.
    Hoje a aura de 64 parece estar pintando um quadro sociopolítico muito parecido ao daqueles idos. E se houvesse outro golpe, de qual modo seria aplicado? Fazendo emprego de um feixe de laser? E os agentes de repressão seriam androides, utilizando armas psicotrônicas? Os guerrilheiros, em 24 horas, estariam barbudos; graças aos pelos (são os pêlos de antes que perderam o acento, ou aliás, o assento no queixo) desenvolvidos em laboratórios de engenharia genética. No lugar dos coletes à prova de balas, usar-se-ia dedais amortecedores para se prevenir da LER. Tomem seus teclados e comecem a disparar!

  9. AMANDA disse:

    Engraçadinho voce heim Jonh Cutrim? lava tua boca pra falar do nosso querido José Sarney, se de ao respeito rapaz, e por que voce não fala da corrupção da prefeitura de São Luis, que hoje coitada está completando 399 anos, com as ruas esburacadas, o transito um verdadeito caos, as arvores das avenidas sem uma podação deixando a cidade mal-iluminada, dando asas a bandidos e assaltos, e o prefeito CAOSTELO, mudando o asfalto em lugar que não precisa, como na Avenida dos Holandeses onde o asfalto esta otimo, e que estão fazendo um trabalho porco, estragando a avenida toda. Por que ele não muda o asfalto dos bairros que estão todos esburacados. Fala com ele John Cutrin, faz uma materia a este respeito, ao inves de estar criticando o nosso conterraneo querido José sarney.

  10. Vitorino Freire disse:

    a clara evidencia de corrupção nas 217 prefeituras e camaras, na assembleia legislativa, palacio dos leões e judiciário estadual, ha bastante tempo do conhecimento de milhões de maranhenses, milhares dos quais no dia-a-dia acompanhando essa realidade atraves de radio, jornais, internet e nas lan-houses, já decidiram vestir a camisa contra a corrupção, e num momento mais apropriado agirão a seu proprio modo, apoiando a convocação do movimento nacional contra a corrupção. entretando é uma covardia o serviço de informação do governo estadual, não se prestar a prender os corruptos do erário publico e reaver de fato o montante roubado, o que não acontece.

  11. LUIS FERNANDO GRAVE ESTE NOME,O POVO NÃO MERECE MAIS PÉ NA BUNDA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  12. AMANDA:concordo com voçê quando vamos pronunciar o nome de um virús repugnante tergiversativo,vagabundo , safado ,igual voçê, temos que lavar a BÔCA,

  13. Tatiana disse:

    MEUS DEUS!! Ainda existe gente que defende o Sarney… Hummm…Ou ela tem mais de 90 anos ou mora em países árabes.
    E, por favor, a deixe que fale na terceira pessoa do plural ‘nosso’, pois me sinto incluída e isso seria repugnante.

  14. Tem que lavar a Boca antes de depois de falar do Sarney, essa porra desse vírus chamado corrupção pega mais que catapora, portanto, prevenção é fundamental!

  15. celia bastos disse:

    A UNICA COISA QUE DEVEMOS HOMENAGEAR NESTES 399 ANOS DA NOSSA QUERIDA CIDADE DE SÃO LUIS, NÃO É AO FUNDADOR DA MESMA, E SIM AOS AFUNDADORES DO PDT ( QUE PASSARAM 26 ANOS NO PODER,E NÃO FIZERAM ABSOLUTAMENTE NADA), E AO ATUAL PREFEITO JOÃO (BURACAO) CAOSTELO.

  16. In[acio Augusto de Almeida disse:

    Onde andava Bira do Pindaré que não apareceu na marcha contra a corrupção?
    Onde andava Domingos Dutra que não apareceu na marcha contra a corrupção?
    Onde andava Flávio Dino que não apareceu na marcha contra a corrupção?
    A marcha era contra a corrupção. A marcha não era contra o governo.
    Será que estes oposicionistas ficaram com medo de desgostar Sarney?
    Pobre Maranhão. Com oposicionistas de palanque nunca se libertará do domínio do grupo Sarney.

  17. filho disse:

    AMANDA PEGA ESSE VERME QUE TU CHAMAS DE QUERIDINHO E LEVA PRA TUA CASA E LARGA DE SER BESTA QUE ELE NEM SABE DA TUA EXISTENCIA TU DEVIAS ERA TER VERGONHA NESSA COISA QUE TU CHAMAS DE CARA, TE MANCA VAI PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA.

  18. A observadora disse:

    Essa Amanda ou deve ser parenta de Sarney, ou Sarney arrumou algum emprego para ela, ou na melhor das hipóteses, talvez assim até eu a entenderia, ou ela não deve ter estudado, ou talvez tenha somente o fundamental menor, sinto pena de você querida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens