Fechar
Buscar no Site

Bolsonaro sobe de 26% para 30% dos votos e lidera isolado; Ciro desponta no 2º lugar

A primeira pesquisa realizada após o atentado sofrido por Jair Bolsonaro (PSL) e com mais de uma semana após o início do horário eleitoral mostrou que o candidato do PSL teve um forte aumento nas intenções de voto, tanto no cenário espontâneo quanto estimulado. Enquanto isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve a sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na madrugada do último dia 1, despencou nas intenções de voto no cenário espontâneo.

É o que mostra a mais recente pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (10) e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01522/2018. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro com 2000 eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário espontâneo, a intenção de voto de Bolsonaro passou de 21% para 26%, de uma semana para outra, enquanto neste último levantamento apenas 12% votariam em Lula, ante 21% da pesquisa anterior. Ciro Gomes (PDT) foi de 4% para 7%, alta acima da margem de erro, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) se mantiveram em 3%, mesmo percentual de João Amoêdo (Novo) e de Fernando Haddad (PT).  Álvaro Dias (PODE) oscilou positivamente de 1% para 2%, enquanto os demais não pontuaram. Não sabem ou não responderam passaram de 24% para 22%, não votariam em ninguém foram de 14% para 13%, enquanto brancos e nulos oscilaram de 5% para 4% em uma semana.

Já na intenção de votos estimulada – desta vez há o cenário apenas com Fernando Haddad como substituto de Lula, uma vez que o ex-presidente petista teve a sua candidatura barrada -, Jair Bolsonaro passou de 26% de intenção de voto no levantamento anterior para 30%. Enquanto isso, Ciro Gomes ganhou ainda mais força para disputar o segundo turno ao ultrapassar Marina Silva, apesar de manter os 12% das intenções de voto do levantamento anterior.

Isso porque Marina teve forte queda de 11% para 8% de uma pesquisa para outra sendo que, duas semanas atrás, tinha 15%. Alckmin manteve os 8%, enquanto Haddad oscilou no limite da margem de erro, passando de 6% para também 8%. Ou seja, em terceiro lugar, os candidatos do PSDB, da Rede e do PT aparecem com os mesmos 8%. Amoêdo oscilou para baixo, passando de 4% para 3% dos votos, enquanto Alvaro Dias seguiu com 3%. A porcentagem de quem não votaria em ninguém caiu de 18% para 13%, branco/nulo somam 3%, enquanto não sabe/não responderam foi para 8%.

Os eleitores de Bolsonaro também são aqueles cuja certeza do voto é maior. Para 78% deles, a decisão de voto é definitiva, sendo seguido pelos de Haddad (68%), Alvaro Dias (62%), Amoêdo (59%), Ciro (58%), Alckmin (49%), Boulos (40%), Marina (37%) e Meirelles (24%). Vale destacar que 55% dos que disseram votar branco/nulo apontaram ter certeza do seu voto.

O apoio de Lula a Haddad também mostrou uma certa estabilidade em sua importância. O número de pessoas que não votaria de jeito nenhum em Haddad caso Lula apoiasse o ex-prefeito paulistano oscilou dentro da margem de erro, de 61% para 63%, enquanto o número dos que votariam com certeza foi de 19% para 20%. Os que poderiam votar oscilou para baixo, de 14% para 12% de uma semana para outra.

Potencial de voto X rejeição
Com relação ao potencial de voto (porcentagem dos que poderiam votar em um determinado candidato), Bolsonaro aparece na frente com 40%, ante 35% do levantamento anterior, sendo seguido por Ciro, que oscilou positivamente de 34% para 36%.

Já Alckmin subiu de 27% para 30% de uma semana para outra, sendo seguido por Marina, que caiu de 35% para 29%. Haddad aparece em seguida, subindo de 20% para 24%. Alvaro Dias teve alta de 15% para 19%, mesmo percentual de Meirelles,que subiu ante os 12% de potencial de voto da semana passada, enquanto Amoêdo oscilou para cima, passando de 11% para 12%. Cabo Daciolo (PATRI) tem 7% de potencial de voto, seguido por Guilherme Boulos com 5%, mesmo porcentual de João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU). Já José Maria Eymael (DC) registra 4% de potencial de voto.

Já Marina Silva ultrapassou Alckmin na lista de maior rejeição –  ou seja, a porcentagem de quem não votaria “de jeito nenhum” no candidato/candidata – passando de 58% para 64%, um forte aumento ainda mais considerando os 54% de rejeição registrados no levantamento de duas semanas atrás. Alckmin oscilou para baixo em termos de rejeição, passando de 63% para 61%. O tucano é seguido por Meirelles, que teve queda de 55% para 52%, mesmo percentual de Haddad. Ciro Gomes e Bolsonaro possuem 51% de rejeição, mesmo patamar do levantamento anterior.  (Infomoney)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

9 respostas para “Bolsonaro sobe de 26% para 30% dos votos e lidera isolado; Ciro desponta no 2º lugar”

  1. Mandioca disse:

    Há dias, estava eu conversando com duas figuras do meio jornalístico deste miserável e inculto estado, quando o assunto passou a ser “blogueiros”. Um deles, inclusive mantém um desses espaços mas sem se diferenciar de outros néscios .
    Aquelas conversas, Fulano é bandido, Sicrano é mais bandido ainda, Beltrano é incompetente e vendido, e outras coisas e lousas, de repente entra o nome de John Cutrim em baila.
    Os dois foram taxativos: BANDIDO, VENAL,SAFADO.
    De imediato parti pra tua defesa, fui taxativo ao afirmar que acredito que tu NÃO SEJAS um bandido, és sim incompetente, BURRO e imbecil, mas BANDIDO NÃO. Disse ainda que, na improvável hipótese de seres um bandido, o serias da baixa periculosidade, tipo Lula, Edvaldo Holanda, JAMAIS do naipe dos grandes bandoleiros tipo Bolsonaro, Temer,Aécio ,FHC,Rato JERRY, flavio dino, Othello, Marcos D’eçã. Garrone, Linhares ou a família METRALHA dos Cardoso.
    Ah sim, inclua na lista o teu ídolo maior Zé Sarney e tua amada Roseana.

    Ao divulgarem essa “pesquisa” feita por uma ARAPUCA tipo Econometria ou DATA M (De Merda, de Machadinho)
    Apenas confirma ser verdadeira pelo menos uma das possibilidades aventadas a teu respeito: Tu és um IMVECIL, BURRO PRA CARALHO.

  2. FABIO disse:

    BOLSONARO NELES!

  3. Kedison disse:

    BOLSONARO presidente do Brasil….em primeiro turno…… BOLSONARO FICHA LIMPA….. ORDEM e PROGRESSO….. BOLSONARO enfrentará os ladrões , corruptos de bilhões….. ORDEM e PROGRESSO…. BOLSONARO presidente do Brasil.COM DEUS e NOSSOS VOTOS.

  4. EDNEWTON VIANA disse:

    BOLSONARO 17, LÍDER DAS VERDADEIRA PESQUISAS, REPRESENTA NO PRESENTE A ÚLTIMA RESERVA MORAL DO NOSSO pAÍS.

    É LAMENTÁVEL QUE SEGUIDORES DO PRESIDENCIÁVEL ALVARO DIAS 19, ESTEJAM USANDO O ADESIVO DO BOLSONARO, ESCRITO: ÁLVARO DIAS 17. ISSO FALTA DE CARÁTER E CCHORRADA DE QUEM NÃO TEM VOTO.

  5. É ser muito cretino, um imbecil deste mandioca, fica falando do blog do jovem e ainda posta tuas baboseiras no blog dele? tu é muito cínico! tu deveria era criar vergonha e não postar nada nesse blog, ou tu és um salafrário, ou não tem um mínimo de vergonha nessa cara seca, vai procurar consertar a tua porcaria que tu chama de vida,aqui ninguém precisa de tuas postagens, e ainda por cima és um demente, daqueles cara seca que é enxotado e ainda fica tipo vira latas pírentos , balançando o rabo. Vai procurar tua turma mequetrefe, tu és um puxa saco dos cleptoclã, vai passar fome até 2022 de dentes secos, atrás de um bandeco e nem vai achar alguém que vai matar tua fome lazarento.

  6. Jailson Mendes disse:

    Bolsonaro 2018

  7. Carlos disse:

    Mandioca tu não passas de um idiota, analfabeto político…. débil mental!!!

  8. GERSINO disse:

    BOLSONARO PRESIDENTE DO BRASIL—- COM DEUS E NOSSOS VOTOS—-BOLSONARO FICHA LIMPA —–BOLSONARO NÃO –NÃO RECEBEU 18 MILHÕES DA TRANSPETRO conforme processo no STF que acusa um eterno e VELHO LADRÃO DO MARANHÃO-BRASIL de ter recebido. BOLSONARO NÃO –NÃO TEM RABO PRESO COM PARTIDOS ==LADRÕES= POLÍTICOS —–BOLSONARO ENFRENTARÁ O GRANDE MAL DO BRASIL == A ETERNA CORRUPÇÃO E OS ETERNOS CORRUPTOS===== BOLSONARO FICHA LIMPA leva uma facada quase mortal enquanto os eternos ladrões-ladrona—-ratões-ratazana de bilhões ……numa boa, curtindo seus bilhões, MIAMI, LAS VEGAS…..NEW YORK , e o melhor NUNCA LEVAM FACADAS —– FACADAS SOMENTE PARA =FICHA LIMPA= ###### BOLSONARO —SE FOR DA VONTADE DE DEUS —–PRESIDENTE DO BRASIL .— O MELHOR PARA O BRASIL—ORDEM E PROGRESSO —- LADRÕES E LADRONAS NA PRISÃO .

  9. Mandioca disse:

    John, esse Carlos é aquele De Pinheiro?
    Conhecido nas rodas das bibas como Carlinho Apertado ?
    Me dei bem em várias oportunidades com a Sra.
    Acho que o Apertado do Carlos é por parte de mãe.
    Saudades da Faveira, joguei muita usada no Rio Pericimã.
    A culpada foi a Dona Carla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens