Fechar
Buscar no Site

Projeto de Umbelino Junior quer garantir exame de Ecocardiografia Fetal na rede pública de saúde

Projeto do vereador Umbelino Junior é de grande importância para a saúde pública de São Luís

O exame de Ecocardiografia Fetal é fundamental para avaliar a saúde do coração do bebê, enquanto ele ainda está no útero materno. O teste mostra o tamanho, o desenvolvimento do coração do feto, revela detalhes como a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades do músculo cardíaco, sendo fundamental para identificar doenças antes mesmo de o bebê nascer.

Apesar da grande importância, o exame só está disponível na rede particular de saúde. Atento a necessidade, o vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) apresentou o projeto de lei n° 082/19 que garante a realização do exame de Ecocardiografia Fetal nas gestantes que são atendidas na rede pública de saúde.

De acordo com o projeto, inicialmente, o exame deverá ser oferecido para as gestantes com idade superior a 35 anos, que tenham história prévia de gestação com feto cardiopata ou casos de cardiopatia congênita nos familiares da grávida ou do pai da criança.

“Esse exame de cardiopatia congênita chega a custar até R$ 400,00 na rede particular e é fundamental para prevenir doenças como a cardiopatia congênita. Acredito que nosso projeto vai ajudar a salvar vidas de muitas crianças com o diagnóstico precoce e assim reduzir também os dados de mortalidade infantil”, justificou Umbelino Junior.

A proposta está em análise nas comissões temáticas da Câmara Municipal de São Luís e será avaliada nas próximas semanas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens