Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 05/05/24

CEGUEIRA
“[Sansão] Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa.” (Juízes 14.2)
A lei de Moisés proibia expressamente a união entre israelitas e mulheres estrangeiras, para que elas não desviassem o coração deles para servirem a outros deuses (Deuteronômio 7.3-4). Apesar disso, Sansão se enamorou de uma mulher filisteia e pediu o favor dos pais para que a buscassem para ser sua esposa. Temendo a Deus, “seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos?” (Juízes 14.3)
Ora, conhecendo a ordem do Senhor que vedava esse tipo de casamento e o mandamento das Escrituras que determina honrar aos pais, o que inclui obediência e respeito, Sansão não se submeteu à vontade de Deus e à dos seus pais. Antes insistiu: “Busquem essa mulher para mim, porque é só dela que me agrado” (Juízes 14.3). Tempos depois, essa mulher foi tomada de Sansão e dada a outro homem (Juízes 14.20).
Apesar de ser nazireu, homem dedicado ao Altíssimo desde o ventre materno, que devia manter uma conduta de pureza e santidade, Sansão costumava desobedecer aos pais e deixar-se vencer pela prostituição e imoralidade sexual. Por exemplo, ele foi novamente à terra dos filisteus, viu ali uma prostituta, e coabitou com ela (Juízes 16.1). No entanto, o pecado tem como salário a morte (Romanos 6.23). E desonrar os pais tem consequências drásticas, quais sejam, o fracasso em relação às empreitadas realizadas pelo filho desobediente e uma curta expectativa de vida: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Efésios 6.2-3)
Como sabemos, Sansão teve os olhos vazados pelos filisteus e a vida abreviada, por conta de sua obstinação no pecado, fato que referenda outra passagem bíblica: “Os olhos de quem zomba do pai ou de quem nega obediência à sua mãe, corvos do vale os arrancarão e pelos filhotes da águia serão comidos” (Provérbios 30.17). Pecar não compensa, cega e mata.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens