Fechar
Buscar no Site

Texto do Pastor Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 03/03/24

FAMÍLIA SERVINDO A DEUS – (Atos 16.25-34-40)

30 – E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 – E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32 – E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. 33 – E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. 34 – E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa. 40 – E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.

O Perto da meia noite, preanuncia a virada da hora para o começo de um novo dia. As circunstâncias não eram  favoráveis a Paulo e Silas, mas  ao invés de lamentar por estarem  encarcerados,  oravam e cantavam hinos a Deus (v.25). Paulo notabilizou-se em suas prisões,  pois elas não se constituíam  em “barreiras” para a continuidade dapregação do Evangelho de Cristo, e assim, também,  ensina ao Jovem Timóteo (II 4,2) pregar a palavra, insta a tempo e fora de tempo. Os outros presos os escutavam e sem margem de erro afirmo que a oração e cânticos espirituaisalcançam a presença do  Deus que liberta. Se, pois, o Filhovos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 3.6).

Em seu trabalho, o carcereiro sabia perfeitamente que ele e toda a sua família seriam punidos pela fuga dos presos. Tanto é que num ato de desespero tentou tirar a própria vida para livrar da escravidão sua esposa, filhos e filhas,  é o que aconteceria, uma punição estendida a toda sua família por ter deixado escapar um prisioneiro. Mas, para a nossa alegria Deus é o libertador da família. Deus responde à oração com poder de abalar os alicerces do cárcere, abretodas as portas e solta das prisões da alma. O carcereiro disse a Paulo e Silas:   “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”. Com certeza ele ouviu a pregação do evangelho da  salvação. Não façamos nenhum mal contra nós mesmos, crendo em Jesus garantimos à nossa casa a salvação e liberdade para servirmos ao Deus único e verdadeiro.

A família é o foco de Deus, ele usa os pais e os filhos e assim abençoa toda uma geração, é promessa feita à Abraão: “- E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.3). A palavra é pregada a todos da casa. Assim como na casa do centurião Cornélio que creu com toda a sua casa, assim como a vendedora de púrpura, enfim, assim em nossa casa. O líder deve conduzi-la para o serviço do Reino. Josué se posicionou: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Somos desafiados a mostrar aos nossos filhos o caminho do temor a Deus para, servilo com alegria na alma. Nos dias de hoje as influências do mundo, modismo, ideologias funestas, imposições de sistemas de maus governos. Mesmo assim, devemos pregar para os de dentro de casa. Em nossa crença em Deus, temos motivos mais que suficientes para  nos alegrarmos em família, sendo acolhedores e cooperadores com o Reino dos Céus. Sirvamos a Jesus.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon  – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens