Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Página Gospel do dia 28/04/24

AVIVANDO NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO

17 – E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem. 18 – Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.  19 – Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel…. 21 – Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 – Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 – Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. (Lamentações 3:17-19; 21-26)

Lamentações é um livro classificado poético e autoria atribuída ao profeta Jeremias que expressa uma profunda tristeza  pela agonia e angustia da cidade de Jerusalém. Constitui-se em cinco lamentos, o primeiro descreve as aflições de Jerusalém, o segundo descreve o desastre da destruição da cidade, como um julgamento de Deus contra o pecado; No terceiro lamento fala dos fatores profundos do julgamento de Deus. A quarta lamentação destaca algumas lições aprendidas do julgamento e o quinto e ultimo lamento é uma oração e descreve como o sofrimento leva-nos a nos lançarmos nos braços do Senhor e esperar pela graciosidade divina. O livro de Lamentações, portanto, se torna um anexo do Livro de Jeremias.

Deus usa de disciplina e muitas vezes somos afligidos pela Vara da Ira de Deus (3.1-20). Não há como escapar e, horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Hebreus 10:31). O pecado é altamente tóxico, corrosivo e transtorna a mente do homem. O pecado nos distancia de Deus e dos seus benefícios. Devemos compreender que a alma que pecar, essa morrerá. Devo reconhecer  que só  eu, tão somente eu,  sou o  culpado pelo meu pecado e não há justificativa plausível. Impossível transferir a minha culpa para outro, meu pai, minha mãe, meus irmãos, cada um de nós, todos  devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.(II Corintios 5.10).

Em Cristo devemos conhecer, que se ainda não fomos consumidos é por causa das MISERICÓRDIAS do Senhor que são novas a cada manhã. (v.22). Quem usa de misericórdia é quem tem autoridade para deixar viver. Amisericórdia é imerecida e o salário do nosso pecado é a morte, mas, Deus em toda autoridade e poder manifesta sua graciosidade para se compadecer, ter carinho, pelo pobre e miserável pecador. E Cristo, por amor,  morreu em nosso lugar pelos nossos pecados, sendo a mais altaexpressão do  amor de Deus.

Outra dentre tantas características e atributos do Senhor é a Fidelidade (v.22). Sim Deus é Fiel à sua Palavra, não a mim. Portanto, se  mantivermos nossa fé, confiança e esperança na Palavra e andarmos em obediência, jamais seremos confundidos, mas a fidelidade incomparável de Deus, inevitável, será cumprida em nossa vida, na família, no trabalho, na igreja, seja aonde for, as ricas e preciosas promessas do Senhor nos seguirão até o fim. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.“- De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.  – Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.” (Lamentações 3:39-40).

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens