Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 21/01/24

A PACIÊNCIA DE JÓ

Por Roberto Veloso

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.” (Jó, 1:1)

O livro de Jó na Bíblia nos relata a existência de um homem na antiguidade que foi um exemplo de dedicação e obediência a Deus. Era um homem íntegro e reto, somente fazia o que era agradável aos olhos do Senhor.

Jó era um homem muito rico, possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, com muitas pessoas empregadas a seu serviço. Era o maior de todos os do Oriente. Jó era pai de dez filhos, sendo sete homens e três mulheres.

Diz a Bíblia que em um determinado dia, quando os filhos de Deus foram ter com Ele, Satanás foi junto. O Senhorpergunta a Satanás se ele tinha notado a existência de Jó, que era homem íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal.

Satanás responde que Jó somente é temente a Deus e O adora porque é rico e tem tudo com abundância. Se nada tivesse, Jó certamente blasfemaria contra o Senhor e O amaldiçoaria.

Deus então permite e Jó perde tudo o que tem, os animais, as propriedades, os empregados e os filhos. Jó fica na miséria, sem nada, somente lhe resta a mulher. Porém, se mantém firme na adoração ao Senhor e contra Ele não blasfema.

Não satisfeito, Satanás impõe a Jó uma doença maligna na pele, que lhe toma todo o corpo. Eram chagas terríveis. O sofrimento de Jó era tanto que desejava não ter nascido a passar por tudo aquilo. Jó, porém, continua firme, não blasfemando contra Deus.

Vendo a fidelidade de Jó, Deus lhe dá em dobro tudo o que tinha de bens: catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Jó teve ainda sete filhos e três filhas.

“E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Kezia, e o nome da terceira Kéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.” (Jó, 42: 14-15)

A expressão filhas de Jó tem um conteúdo muito sublime, porque, como pais abençoados por Deus, devemos ter um comportamento igual ao do personagem bíblico: íntegro, reto, temente a Deus e desviante do mal.

Jó adorou a Deus na dificuldade extrema. A nós, Deus dá tudo com abundância, por isso precisamos entregar a nossa vida a Ele, que mandou o Seu filho, Jesus Cristo, para nos salvar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens