Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 12/11/23

TRANSPARÊNCIA
“Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.32)
A verdade é um valor de ordem moral e espiritual de suma importância para a saúde dos relacionamentos, porque por ela se estabelecem níveis fundamentais de confiança, lealdade e transparência entre as pessoas. A seu turno, a mentira fragiliza e destrói as relações humanas, visto que serve de instrumento para levar o engano, a fraude, o erro e a traição aos indivíduos.
O pecado, por sinal, está relacionado ao erro. Para os estudiosos, pecar é “errar o alvo” ou “acertar o alvo errado”, o que de certo modo envolve a mentira, uma espécie de declaração falseada ou errônea sobre a realidade. Não por acaso, Satanás é associado à mentira e ao pecado, nas palavras de Jesus: “[o diabo] jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44). E: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.” (1 João 3.8)
O Messias, ao contrário, não tem pecado: “Sabeis também que ele [Jesus] se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado” (1 João 3.5). O Cristo é a verdade que liberta: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). A consequência de tudo isso consiste em que famílias saudáveis são firmadas na verdade e na transparência. A verdade é firme fundamento do caráter do homem, mas também, de par com o amor, alicerce inquebrantável das relações entre cônjuges, entre pais e filhos e entre irmãos.
Outrossim, somos nós, os pais, que ensinamos a verdade para os nossos filhos e para eles apresentamos a verdade que liberta, o Filho unigênito de Deus. Quando andamos na mentira, não apenas pecamos, mas também ensinamos à nossa descendência o caminho que leva para os braços de Satanás, porque ele é o mestre do erro, do engano, do pecado e da mentira. Sejamos, portanto, instrumentos da verdade, da justiça, da libertação e da salvação em nosso lar, e nele semeemos a transparência, no poder do Espírito de Deus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens