Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 03/09/23

A QUEM BUSCAIS,  JESUS O NAZARENO OU O CRISTO?

1 – Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos. 2 – E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos. 3 – Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. 4 – Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? 5 – Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.6 – Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra. 7 – Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. 8 – Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes; 9 – Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi. ( João 18:1-11)

Cidrom em hebraico era “Qidrown”, significa Escuro. Estavam ali homens com Lanternas e tochas para iluminar o sórdido ambiente(v.3). Esses, também, estavam armados contra Deus. Naquela região perto de Cedrom, Davi chorou (2 Sm 15.23,); Era o depósito de todo tipo de impureza(2 Cr 29.16; 30.14); cemitério da cidade (2 Rs23.6). Jesus veio transformar o choro em sorrisos de alegria, purificar o impuro, ressuscitar o que morreu. E isso custaria a sua morte de cruz. Jesus é a Luz que dissipa as trevas de um mundo iluminado apenas por lanternas e tochas que tornam o ambiente cinzento e tenebroso, como um vale da sombra da morte(Salmos 23.4).  

Assim, nomes de  lugares mencionados nas Escrituras, são significativos e tem haver com o contexto do acontecimento. Jesus esperava os seus inimigos em um jardim localizado no lado oriental da cidade de Jerusalém, para num encontro marcado por Ele mesmo. Costumava reunir com os seus discípulos (v.2). Inclusive Judas o que o traiu, e que conduziu a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus. A cô-órte, se pronuncia assim” era o agrupamento de 600 soldados romanos reunidos em 6 centúrias (100 soldados) lideradas, cada uma por  6 centuriões, comandantes de 100. Além desses, uma representação de oficiais dos sacerdotes e fariseus, muita gente. Por outro lado Jesus fala a Pedro que puxou da espada: “ – Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?”(Mateus 26.53). No padrão romano uma legião era uma unidade do exercito constituída de 6.000 homens. Imagine se seis mil homens poderiam derrotar mais de 72.000.000 milhões de anjos do Exercito Celestial?

Jesus, o Cristo Onisciente, sabia do que iria lhe acontecer,cumpria-se a profecia, foi desprezado, rejeitado, “homem de dores” (Isaías 53.1-12). Mas em tempo algum escolheu livrar-se a si mesmo, e assim, foi ferido por nossas transgressões e moído por nossas iniqüidades. Jesus toma a iniciativa e pergunta: “… A quem buscais?” E alguém respondeu: “Jesus o  Nazareno”. Neste caso, procuravam prender o filho de José e Maria da cidade de Nazaré. Mas quando Jesus disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. Os inimigos de Deus recuam, se afastam, caem por terra não serão levantados.  Outra vez Jesus pergunta: “a quem buscais?”(v.7). É oportuno fazer esta pergunta: Como temos buscado ao Senhor Jesus? Com lanternas, com tochas? O filosofo Friedrich Nietzsche saiu às ruas com uma lanterna procurando Deus e declarando: “Deus está morto”. Cristo vive em você? Tens resplandecido a Luz de Jesus para o mundo? Ou ainda está armado contra Ele? Saiba que Deus é o Todo poderoso e ninguém impede o seu agir. Buscai-me e Vivei (Amós 5.4), diz o Senhor.

Pr. Ivan Moutinho – ibbboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens