Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 03/09/23

A VIDA E SEUS MISTÉRIOS

“A vida é desprovida de sentido. Você dá sentido a ela. O sentido da vida é aquilo que você atribui a ela. Estar vivo é o sentido.”
(Joseph Campbell)

Cada vida possui as suas próprias peculiaridades. Somos diferentes e iguais paradoxalmente.
Queremos um sentido apenas para que todos os nossos sofrimentos valham a pena.

Viktor Frankl tornou-se conhecido mundialmente por seu bestseller “Em busca de sentido”. No livro, o psiquiatra relata suas experiências nos campos de concentração nazistas e explica seu método terapêutico, a logoterapia, que o ajudou a sobreviver.

Ele observou que um aspecto fundamental predizia se seus companheiros de reclusão iriam morrer ou viver: a percepção de um sentido para a vida. Frankl sustenta, no entanto, que encontrar um sentido para vida não é necessário somente nessas situações extremas.

O pressuposto fundamental da logoterapia desenvolvida por Frankl é que a vida humana sempre tem um sentido, independentemente das circunstâncias. Por causa disso, diz-se que o sentido é incondicionado. Além disso, o seres humanos desejam e buscam esse sentido, tanto para sua existência quanto para cada situação particular. Assim. 9 sentido é a motivação primária das pessoas. Isto é o que Frankl chama de vontade de sentido. Uma vez que encontram esse sentido, as pessoas querem realizá-lo. Isso lhes dá uma perspectiva de futuro.

De acordo com a logoterapia, a perspectiva de futuro é algo indispensável para que as pessoas possam existir propriamente.

Para mim o sentido da vida é Cristo:

“Cristo é a verdadeira vida de vocês”. (Colossenses 3.4).

Essa expressão do apóstolo Paulo aparece depois de ele ter explicado a missão de Jesus Cristo e o que Jesus significava para a vida das pessoas. Aí ele conclui: Cristo é a verdadeira vida de vocês.

A Escritura diz que o sentido da vida está em Deus. Ele nos criou para o louvarmos e termos um relacionamento com Ele.

“O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória”. (Efésios 1.12).

Por meio de Jesus, encontramos sentido para a vida. Deus é o Criador da vida; por isso, é Ele quem dá sentido à vida. Deus nos criou para seu louvor e glória. Ele nos formou de maneira especial, para mostra Sua glória e seu amor através de nós. Esse é o grande sentido da vida.

A única coisa que pode preencher o vazio da vida é relativamente com Deus. Em Deus encontramos paz, satisfação e felicidade. Nada mais pode dar verdadeiro sentido à vida. O amor de Deus dá sentido à vida.

Colossenses 2. 6-10

Em Deus você se sentirá completo, pois Nele está a fonte de toda a vida (Salmos 36. 9). Ele nos fez, nos amou, e deseja relacionar-se conosco, numa aliança que envolve amor, confiança e entrega sincera. Jesus nos convida a confiar no Senhor e não temer o futuro, pois Ele cuida dos passarinhos, quanto mais sustentará as nossas vidas: (Lucas 12. 6-7).

É tempo de curar !!!

Indesistivelmente,

Mário Porto.

Vosso conservo em Cristo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens