Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 06/08/23

A TERRA FERVE

Por Roberto Veloso

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.” (Gênesis, 1:31)

Segundo dados divulgados pelo IPCC, painel de especialistas vinculados à ONU, publicados pelo jornal EL PAÍS, o planeta Terra vive uma mudança climática extrema. A onda de calor do fim de junho no Canadá, as inundações na Europa central ou na China em julho e os recentes incêndios associados ao calor na bacia do Mediterrâneo demonstram a veracidade dessa afirmação.

O mês de julho de 2023 foi o mais quente desde que começaram a ser medidas as temperaturas do planeta. Esse fenômeno tem causado ciclones extratropicais no Brasil, secas na Amazônia, Grécia e Canadá. A natureza não tem tido tempo de se recuperar e a degradação tende a piorar.

A concentração cada vez maior de gás carbônico na atmosfera é a grande acusada pelo efeito estufa e consequente aquecimento global. O homem, responsável pela atividade geradora da causa, se esquece que está inserido no meio ambiente criado por Deus e que tudo que acontecer à biodiversidade também lhe alcançará.

Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade.” (Eclesiastes, 3:19)

Quando Deus criou os céus e a terra tudo fez muito bom e em equilíbrio perfeito, como Ele o é. Após criar todas as coisas, fez o homem à sua imagem e semelhança para dominar a criação e não para destruí-la.

Os animais, a erva e as árvores lhes foram entregues para mantimento e para cuidar. Tudo pertence a Deus, o homem é apenas o mordomo, o que toma de conta para o verdadeiro dono, portanto não lhe compete destruir o que pertence ao Senhor.

E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.” (Gênesis, 1:29)

A guarda e o cuidado estão explícitos na Bíblia quando Deus levou o homem para o jardim do Éden.

“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gênesis, 2:15)

Por tais razões é dever do cristão guardar e cuidar da criação, porque assim está cuidando dele próprio e de sua descendência.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens