Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 21/05/23

A GRANDE FAMÍLIA
“E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mateus 12.49-50)
Parece intrigante, mas as Escrituras deixam ver que, durante o ministério terreno de Jesus, nenhum de seus irmãos creu no Senhor e Salvador. Após sua morte e ressurreição, pelo menos dois de seus irmãos, Tiago e Judas, autores das epístolas que levam seus respectivos nomes e que integram o Novo Testamento, tornaram-se seus seguidores. Toda a hostilidade e resistência dos irmãos do Messias à sua obra salvífica foi, afinal, vencida pelo testemunho de compaixão e amor sacrificial e substitutivo do Senhor pela nação de Israel, por sua própria família e pelas demais famílias da terra.
Jesus entendia que a família natural é o primeiro campo missionário, pois é para ela que devem ser dirigidos os esforços iniciais pela salvação e libertação do pecado. Contudo, o Mestre estabeleceu o mundo como o segundo e maior campo missionário. Então, não podemos querer levar o mundo para Cristo sem primeiramente falar do Salvador para os membros da família, bem como não podemos restringir nossa pregação à própria casa, quando somos comissionados a fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28.19), ou seja, de todas as partes da terra, para além dos familiares.
O grande propósito do Pai tem sido estabelecer uma grande família, no sangue do Cordeiro Imaculado, formada pelos remidos de todos os tempos e lugares, sua igreja, independentemente de etnia, estrato social, tradição ou cultura. Por isso, o Mestre apontou para os seus discípulos e afirmou que “qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe”. Noutras palavras, assim como nós, Jesus, além da família de sangue, tem uma família espiritual, caracterizada pela submissão à autoridade e vontade do Pai celeste.
Além dos nossos pais, filhos e irmãos, os remidos temos a família de Deus. Sejamos, portanto, cooperadores no cumprimento da missão de fazer Cristo conhecido de todas as famílias da terra, começando pela nossa, para que o mundo seja salvo das trevas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens