Fechar
Buscar no Site

Os Países Mais Perigosos para os Cristãos: Nigéria

A Nigéria é o país mais violento do mundo para cristãos


Milhares de cristãos vivem em acampamentos de deslocados internos por causa da violência

Milhares de cristãos vivem em acampamentos de deslocados internos por causa da violência


A Nigéria é o país com a maior população da África e é uma grande força política e econômica no continente. É também a nação mais violenta do mundo para cristãos, por isso ocupa a 6a posição na Lista Mundial da Perseguição 2023.  


Sob ataques extremistas
 

Um dos maiores problemas da nação são os ataques de extremistas islâmicos, que tiveram um aumento considerável desde 2015, devido a falhas do governo nigeriano em prevenir e limitar o poder dos extremistas. Toda a população foi afetada pelo aumento da violência, mas especialmente os cristãos, que são alvos desses grupos.  


Os ataques foram aumentando de intensidade e frequência com os anos, tendo como alvos prédios do governo e instituições cristãs, como
escolas e igrejas. O governo não conseguiu parar os ataques. Em 2014, em uma das maiores ações do Boko Haram, 275 meninas foram raptadas em uma escola em Chibok. 


A região mais afetada pela crise é o Norte do país, onde grupos extremistas como
Boko Haram, Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) e extremistas fulanis infligem assassinatos, feridas físicas, sequestros e violência sexual a milhares de vítimas por não seguirem o islamismo. 


Crise de deslocados internos
 

Nas regiões que eles dominam, a sharia(conjunto de leis islâmicas) é imposta. Aqueles que não obedecem às tradições muçulmanas, como os cristãos, são discriminados e tratados como cidadãos de segunda classe. Por isso, muitos cristãos, principalmente mulheres e crianças fogem para o Sul e organizam acampamentos de deslocados internos, com condições de saneamento básico e alimentação limitadas.  


Vários planos do governo tentam controlar a situação e de fato conseguiram pequenos avanços, mas não conseguiram colocar um ponto final na crise. Apesar dos desafios,
igrejas continuam se refazendo após os ataques e os cristãos locais não desistiram de serem testemunhas do amor e graça de Deus na Nigéria. 

Participe do Domingo da Igreja Perseguida 

No dia 4 de junho, mais de 14 mil igrejas brasileiras participarão do Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um movimento de oração pelos cristãos nos Países Mais Perigosos para os Cristãos, incluindo a Nigéria. Cadastre sua igreja e não fique de fora!


 Fonte/ Portas Abertas

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens