Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 04/03/23

OREMOS COMO ELIAS (Texto Áureo: Tiago 5.1-20)

“… – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. – E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto…” (vs.17,18)
Tiago identifica-se como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” (Tg 1.1). Tornou-se um seguidor do Senhor após a Ressurreição. Não há exatidão quanto a data da epístola, estima-se em 45-62 d.C . essa questão é menos importante. Meio irmão de Jesus (Mateus 13.55), líder e um dos pilares da igreja primitiva em Jerusalém, escreveu esta carta para ser lida em várias igrejas, especial aos cristãos judeus convertidos contudo, abrange a todos os outros cristãos daquela época e de hoje.
A carta menciona o profeta Elias, o tisbita dos moradores de Gileade de I Reis 17.1, com esta referencia reafirma sobre o poder da oração. Elias era um homem comum, apesar dele ter se destacado como um herói nacional de Israel. Homem de Deus, que seguia em obediência, cumprindo tudo aquilo que o Senhor lhe ordenava. Seja isso que nos destaque, a obediência.
Sobre paixão temos a esclarecer que se trata de sofrimento, flagelo, tormento, nada a ver com simples sentimento. Jesus advertiu: “no mundo tereis aflições”. Todos nós sofremos por uma coisa ou outra em determinado instante em nossa carreira de vida. A enfermidade com certeza é um flagelo para o corpo e para a alma, e Tiago estimula a obrigatoriedade de orar uns pelos outros e diz da importância de sermos , cada um, salva-vidas espirituais no cuidado em oração, assim como em ajudar o outro a perceber que está errado em pecado em crescente perigo de não alcançar a salvação da alma. A paixão, ou sofrimento deve ser o estímulo de fé e não a nossa desesperança.
No mesmo sentido em que o apostolo Pedro fala com relação aos tempos do fim, “- Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”( II Pedro 3:8), Tiago expressa que a vinda do Senhor está próxima, o Juiz está à porta. Assim devemos fugir da condenação. “- Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. – Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10:37-38). Espera o tempo que certamente virá e não tardará. O tempo do homem, Chronos, é contado em números e o de Deus, Kayrós, é o tempo oportuno, especial, memorável. Deus oferece qualidade de vida, a Eternidade. E Jesus é quem dá a vida eterna. Eu creio, por isso eu falo!
A oração feita pelo justo pode muito em seus efeitos (v.16), porque move coisas nos céus e na terra e impacta não somente a vida pessoal, mas, também, todas as outras vidas que habitam neste planeta. A oração do justo, é revestida do poder que conforta, cura e salva o pecador arrependido.
Enfim, a oração é o segredo de quem aprende a viver piedosamente e aguarda paciente no Senhor. Aliás, a tribulação produz a paciência, a paciência, experiência e a experiência, esperança. Tem alguém aflito, doente, ore, mas se tem alguém contente, cante louvores. A aflição é temporária, como o cessar de chuva, porém, quando vier certamente produzirá fruto para a nossa alegria. Oremos para que chuvas de bênçãos sejam transbordantes sobre a amada igreja do Senhor. Elias orou e choveu.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens