Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 22/01/23

TODO O DIA É O PRIMEIRO DIA
19 – Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 – E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. 21 – Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 – E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 – Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.(João 20:19-23)
Esta narração refere-se à um fato ocorrido numa tarde do primeiro dia da semana. Em nosso calendário, reconhecemos que se trata de um dia de domingo. Sempre poderemos contar com um primeiro dia como um recomeço, uma novidade, uma nova oportunidade. O primeiro dia da escola, o primeiro dia de um emprego, o primeiro dia em que você viu o amor da sua vida, o primeiro dia que você ganhou ou perdeu uma grande chance. A vida nos reserva muitas situações em boas ou más circunstâncias.
No relato bíblico, os discípulos encontravam-se há três dias escondidos numa casa com portas trancadas com medo dos judeus. A manifestação do medo é comum e natural no ser humano, os discípulos em outras situações o manifestaram. Gritaram com medo de um fantasma (Mt 14.26); sentiram medo por causa de um vento forte e ameaçador (Mt 14.30); tiveram grande medo por ouvir a voz de Deus num alto monte (Mt 17.6). Enfim, o medo se avizinha quando nos vemos frágeis e pequeninos diante da perseguição violenta dos homens, de uma visão como de uma assombração, da violência de fenômenos da natureza, como uma grande tempestade. Contudo, maior medo ou temor devemos sentir quando Deus está perto. Esse é o medo bom, o temor que reconcilia e produz paz em nosso coração.
Naquele primeiro dia Jesus achegou-se aos discípulos, deu-lhes a sua Paz, mostrou-lhes as marcas da cruz e, assim, constataram que de fato era o Jesus ressuscitado que pôs-se no meio deles. Viram e se alegraram, não era um fantasma, mas Jesus que prometeu : “- Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.( João 14:18)” Essas palavras realmente traz segurança e sossego para a alma amedrontada. Jesus cumpre cabalmente as suas promessas. Breve virá, aguardemos corajosamente a sua volta.
Portanto, a vida não é para desperdiçar nos esconderijos do medo. O discípulo de Jesus tem que urgentemente aproveitar a oportunidade para ir e anunciar que o Senhor Jesus vive. A grande novidade é que : “ – … (Deus) também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.”( I Coríntios 6:14). Esta é a preciosa verdade para ser ouvida para que muitos, pela fé, creiam no nome de Jesus. Se Jesus não ressuscitou, vã é a nossa pregação e vã a nossa fé.
Haverão aqueles cujo os pecados lhe serão perdoados. No entanto, se a palavra for retida, impossível será o perdão de Deus. Sejam todos os dias o primeiro dia para anunciar paz, alegria e salvação que há em Cristo. Jesus assoprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. Assim, Deus provê a coragem para enviar os seus para anunciar o evangelho em um mundo hostil. Creiamos no Deus sempre conosco, no Espírito e no Filho do seu Amor, Jesus.
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens