Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 07/08/22

JESUS E O JULGAMENTO
Por Roberto Veloso

Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mateus 7:3)

Jesus sempre orientou os seus seguidores para uma visão interior. Para que cada um dos cristãos fizesse uma auto-avaliação de seu comportamento e de suas atitudes. Tomar conta de si mesmo é uma tarefa deixada por Jesus a todos nós.

Quando Jesus falou sobre o amor ao próximo, que é um de seus mandamentos, determinou antes que nós nos amassemos a nós mesmos. Porque não se pode amar ao próximo sem que se ame a si mesmo.

O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos,12:31)

O segredo do amar ao próximo é o amor a si mesmo. Não é possível o amor a alguém se não há amor próprio. Uma vida de recalques, de mágoas, de ressentimentos, torna a pessoa amarga e impossibilitada de amar.

Se é preciso amar a si mesmo para amar o próximo, também é preciso cuidar cada um de seu comportamento antes de julgar o dos outros.

Muitos querem julgar os pecados alheios sem se arrepender dos seus. Não perdoam as falhas do próximo, mas querem que as suas sejam perdoadas. Estão sempre prontos para criticar e apontar o dedo, mas não voltam o olhar para si.

Jesus na sua infinita sabedoria se preocupou em dizer aos seus seguidores o comportamento correto do cristão no julgamento do outro.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.” (Mateus, 7:1,2)

Temos de nos colocar na posição de quem está sendo julgado para que possamos ter uma atitude correta. Porque não perguntar: o que eu faria se estivesse no lugar dele?

Julgar apressadamente sem olhar para si, não é uma atitude cristã. Se todos nós pecamos e somos dependentesda graça de Deus, com essa premissa devemos nortear nosso agir.

O amor ao próximo também é ter compreensão, ajudar, ser solidário, porque assim agindo também estaremos construindo o mesmo sentimento dos outros em relação a nós.

Jesus Cristo nos ensinou a amar. Segui-Lo nos renderá a maior das recompensas, a vida eterna.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens