Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 12.06/22

ORAÇÃO, UM EXERCÍCIO PRÁTICO  PARA O  FORTALECIMENTO DA FÉ

“1 – E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,7 – E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? 8 – Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:1, 7, 8)

Os tempos são difíceis e maus, quem discorda desta afirmação? Todos os dias somos notificados e  surpreendidos por fatos e acontecimentos que muitas vezes provocam-nos  surpresa, perplexidade, indignação e outros mais, que fatalmente podem impactar em nossa qualidade de vida neste mundo. Fora aquilo que nós mesmos sofremos “na própria pele”.

Como, então, devemos nos comportar, em um mundo que constantemente ameaça a nossa felicidade? A parábola da viúva persistente nos diz que a oração é um dever. Na verdade, a prática da oração não deveria ser como um trabalho “penoso”como o é para alguns, mas deveria ser vista como  a oportunidade de achegar-se  ao Deus que insiste conosco autorizando-nos a pedir, buscar e bater (Mateus 7.7), pois todo aquele que pede, lhe será dado, aquele que busca, encontrará e aquele que bate a ele se abrirá a porta do céu.

Tem uma canção que muitos dos crentes cantam que diz:”Deus não rejeita a oração … oração é alimento…” Apesar da bela mensagem da letra da música, preciso discordar. A “Oração” não alimenta, o que alimenta a alma é a Palavra de Deus. O que alimenta a alma são os ensinamentos vindos por parte do “Pão Vivo” que desceu do Céu, Jesus Cristo, esse, sim,  nos alimenta.

Jesus ensina que o sucesso do crente depende da perseverança em não descuidar deste exercício de Fé. O Senhor está disposto a atender a oração súplice que muitas vezes é regada com lágrimas, assim como Ana, mãe de Samuel orou derramando-se diante de Deus, ou como Jesus suou sangue quando orou no Jardim das Oliveiras. Jesus sabe da importância da oração e por isso nos “ordena” a orar em todo tempo. “Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17)

Deus fará justiça somente aos escolhidos. Portanto, não é qualquer um que lhe agrada. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar-lhe. (Hebreus 11.6). Assim, de dia e  de noite, é tempo para orarmos. Deus, certamente, fará justiça aos que perseveram no poder da oração. E quando menos esperarmos, manifesta-se a resposta daquele que trabalha de diuturnamente em nosso favor. Como o Alvorecer, veremos nitidamente sua resposta. Deus se importadesde o primeiro momento em que nos ajoelhamos para orarmos.

Uma pergunta fica no ar: Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Oração é a prática da nossa Fé. Sejamos insistentes!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens