Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar – PG do dia 29/05/22

AFINIDADES
“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi formada.” (Gênesis 2.23)
Antes que o homem fosse criado, tudo, à exceção da mulher, já havia sido formado por Deus: terra e céus, animais e plantas, toda a natureza, e as condições indispensáveis à vida, como água, luz ar, etc. As plantas serviriam de alimento, e os animais, de companhia, principalmente os domésticos.
Os animais foram levados por Deus à presença do homem para receberem um nome, verdadeira manifestação do domínio responsável, não arbitrário, sobre toda a criação. Essa relação de afeto e cuidado com os animais evoluiu significativamente, a ponto de existirem organismos de defesa de seus direitos.
No Brasil, por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu, em meados de 2018, num processo de separação, o direito de visita do ex-companheiro a um animal de estimação, de forma semelhante ao que ocorre com os filhos dos divorciados.
Não obstante, nenhum animal supre as profundas carências afetivas do homem: apenas a mulher pode cumprir a função de sua “auxiliadora idônea”, que haveria de ser “osso dos seus ossos”, “carne de sua carne”. A mulher veio por último, do próprio homem, para conferir completude à sua existência. Homem e mulher são biologicamente semelhantes, ainda que com diferenças anatômicas e de gênero.
No casamento, as afinidades são muito importantes. Perspectivas, sonhos, convicções, planejamento, etc. devem estar bem alinhados ainda antes do matrimônio, e sobretudo na sua constância. Na vida espiritual, “há somente um corpo [uma só igreja] e um Espírito […]; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos” (Efésios 4.4-6).
O princípio da física (eletricidade) de que os opostos se atraem não tem aplicação nos assuntos do casamento. Pessoas afins se atraem e têm maior probabilidade de sucesso na vida conjugal. Todavia, em Cristo, todas as coisas são feitas novas, incluindo o matrimônio de pessoas com mentalidades contrárias, porquanto tudo está sob o controle do Senhor, mente, coração, alma e espírito. Pela fé, essa graça é possível.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens