Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 08/05/22

DÉBORA, MÃE EM ISRAEL

 

Por Roberto Veloso

 

Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.” (Juízes 4:4,5)

 

Neste dia dedicado às mães, prestamos-lhes homenagem a partir da vida de uma grande líder do povo de Israel: Débora.

Ela profetizava, governava, julgava e era esposa. Acumulava grandes tarefas, da mesma forma que as mulheres na atualidade, desempenhando muitas atribuições e conseguindo dar conta de todos os afazeresda melhor maneira possível.

Débora, sendo profetiza, era uma mensageira de Deus para o povo de Israel. Na qualidade de magistrada, exercia o poder terreno, conferido por Deus, de governar. É que àquela época Israel era comandado por juízes, ainda não havia reis.

O povo de Israel estava sob a opressão do rei Jabim, de Canaã, que era poderoso e possuía 900 carros de ferro, fazendo de seu exército parecer imbatível para os padrões do período, impondo medo aos seus adversários.

Deus levantou Débora, uma mulher de coragem, para liderar o povo judeu a sair da exploração de Jabim. Ela cumpriu a sua missão, mobilizando Baraque a reunir os homens de guerra para enfrentar o poderio militar de Jabim.

“Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam, tu, filho de Abinoão. Então, desceu o restante dos nobres, o povo do SENHOR em meu auxílio contra os poderosos.” (Juízes, 5: 12-13)

A atitude de Débora é exemplo a ser seguido no enfrentamento de nossos problemas. Devemos ter a mesma fé em Deus que ela teve. Muitas vezes, as dificuldades se apresentam imbatíveis, como o exército de Jabim, mas, confiando no Senhor, venceremos.

Débora foi mãe para Israel, porque diante da difícil situação de um poderoso exército inimigo teve atitude arregimentando os guerreiros das tribos para vencerem a guerra.

Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel.” (Juízes, 5: 7).

Assim, agem também as mães dos tempos atuais, se levantam para orar e interceder pelos filhos, para que elas de joelhos façam os filhos permanecerem de pé.

A vida de Débora é testemunho de fé em Deus a ser seguido por todos sem distinção, homens e mulheres, porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens