Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho / PG do dia 24-04-22

PARE, OUÇA, VEJA E SIGA-O
35 – E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. 36 – E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. 37 – E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. 38 – Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. 39 – E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 40 – Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, 41 – Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. 42 – E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. 43 – E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.(Lucas 18:35-43).
Jesus indo a Jerusalém para a celebração da páscoa, passou por Jericó, uma cidade próspera, um bom clima, aonde residiam muitas pessoas ricas, e, também, por ali passavam muitos peregrinos. Provável que O cego obtinha bom sustento por meio da mendicância. Espiritualmente falando, somos tal como aquele cego, pobre que só tem a pedir, como assentados em trevas, assentados na região e sombra da morte. Mas, a luz raiou.” (Mateus 4:16), Jesus é a Luz que passa neste mundo e quem o segue não andará em trevas. .
Quantas multidões de pessoas no tempo e na história do mundo tem acompanhado Jesus? O certo é que multidões de crentes nesta terra seguem-no confiadamente. O mendigo nutria no coração o desejo por algo maior que receber esmolas. Fisicamente era cego, mas não era surdo pois ouviu o barulho do passar da multidão e ficou curioso do que se tratava. Disseram-lhe: Jesus estava ali, e ele reconhecia que Jesus Nazareno, era o Messias, vindo da parte de Deus. E assim, abriu-se-lhe os olhos da Fé, pois a Fé vem pelo o ouvir e não pelo ver. Jesus repreendeu a Tomé que duvidou da sua ressurreição. Disse-lhe: Não seja incrédulo, mas crente… e bem-aventurados são os que não viram e creram.(João 20.27-29).
Daí, o cego de Jericó gritou por duas vezes num desesperado clamor: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.(v.38, v.39). Nesse meio tempo, houveram aqueles que o repreenderam para calar. Não queridos, não podemos calar. O Senhor sempre atenderá a nossa voz. “ – Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. “(Salmos 77:1). Não se deixe intimidar, por ninguém, busque o quanto antes e clame ao Senhor, chame pela atenção de Deus.
Jesus parou e mandou que lhe trouxesse o cego. Uma ordem a ser cumprida até hoje. Não sejamos obstáculos para impedir pessoas de chegar até Jesus para poder vê-lo face a face. Aquele a quem foi dado todo poder no céu e na terra (Mt 28.18), pergunta: “Que queres que te faça?”.O cego queria ver. E assim Jesus consentiu: Vê! A tua fé te salvou. Portanto, se pretendemos ser alvos da misericórdia de Deus, abra os seus olhos espirituais, ouça sobre Jesus, clame e se achegue a Ele, para então segui-lo, glorificar e louvar a Deus com toda alegria em sua vida. Aleluia, amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens