Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar – PG do dia 24/04/22

LUGAR E TEMPO DO SEXO
“Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2.24)
É muito profundo o significado da união do homem à mulher para se tornarem um só corpo e uma só carne! Essa união, simplesmente conhecida e reconhecida como casamento, envolve múltiplos e ricos aspectos da vida humana: mente e alma; físico e espírito; emoções e sentimentos; sonhos e realizações; prazer e sexo…
Cada parte da estrutura do homem se une à da mulher para formarem uma unidade complexa e mística: uma mesma mente e alma, um só espírito; emoções e sentimentos compartilhados; sonhos e realizações conjuntos; prazer e sexo, numa fusão física momentânea, mas que constantemente se renova…
O sexo é uma dádiva maravilhosa do Criador, hábil a levar o casal ao extremo do prazer. E também é parte fundamental da arquitetura do Senhor para a procriação da espécie adâmica. Contudo, o sexo tem seu lugar e seu tempo adequados; o ato sexual não foi dado por Deus aos homens para ser praticado irresponsavelmente, sem critério e fora dos propósitos das Escrituras.
O casamento é o lugar do sexo, e o tempo do sexo é o tempo do casamento. Homem e mulher somente estão autorizados por Deus ao sexo quando deixam pai e mãe para formarem uma só carne, isto é, contraírem núpcias. A expressão “uma só carne” compreende, por excelência, o ato sexual. Outrossim, na perspectiva bíblica, é impossível cogitar da formação da unidade em uma só carne fora da hipótese do casamento.
Ademais, a Bíblia não vê o sexo como um ato mecânico, frio e descompromissado, mas carregado de romantismo, sensualidade e desejo entre pessoas que se amam e se submeteram à bênção da aliança matrimonial:
“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5.18,19)
Bendito, pois, seja o matrimônio, único e legítimo espaço para o sexo em pureza, santidade e aprovação do Senhor!

Lusival Gaspar – Igreja Batista Vale do Jordão

Texto extraído do livro “Adorando a Deus em Família” (Viegas Editora, p. 29)

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens