Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 20/03/22

  1. A CASA DO SENHOR
    1 – E DISSE Davi: Esta será a casa do SENHOR Deus, e este será o altar do holocausto para Israel. 6 – Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao SENHOR Deus de Israel. 7 – E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus. 8 – Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim. 9 – Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. 10 – Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre. 11 – Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo; e prospera, e edifica a casa do SENHOR teu Deus, como ele disse de ti. 12 – O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus. (I Crônicas 22:1-12)
    Uma pergunta: Deus precisa de lugar aqui na terra para sua morada? Salomão recebeu a ordem de seu pai Davi para que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel. Foi um propósito do coração de Davi construir uma casa dedicada ao nome do Senhor, o seu Deus. No entanto o Senhor escolheu Salomão, o filho de Davi para a realização do propósito do coração do seu pai. É tanto significativo, quem edifica “uma casa ao nome do Senhor” tornar-se-á filho de Deus e Ele será o nosso Pai (v. 10). Jesus fala a um religioso, um escriba, que intencionava segui-lo a qualquer lugar, que as raposas tem covis, as aves tem ninhos mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça (Mateus 8.19-20). A casa do Senhor, o templo, não é um lugar para descanso de Deus, pois o Senhor não se cansa nem dormita, mas é lugar exclusivo para o serviço dos filhos e filhas que o adoram.
    No começo do seu ministério, Jesus, indignado, expulsou todos os que faziam da casa do Pai uma fonte de lucro, um mercado concorrido de compra e venda de animais e troca de moedas (João 2.15-16). Jesus viu ali, a ambição, a avareza, a ganância por dinheiro e o egoísmo em um comércio fraudulento, e longe havia o interesse de servir a Deus Pai, pois se serviam a si mesmos. “Não façais da casa de meu Pai casa de negócio”, vejo aqui um sério alerta para muitos lideres religiosos e igrejas intituladas cristãs que fazem da religiosidade um negócio lucrativo. Jesus quer ver templos purificados e santificados e assim confirmará o seu reinado para sempre (v.10) em nós por Cristo Jesus.
    Jesus requer santidade da sua igreja e que estejamos ajuntados com o Senhor em um só espírito, ou seja, em um só sentimento de louvor e adoração. Em um mundo pecaminoso devemos nos esforçar e fugir do pecado. Na real, Paulo cita a prostituição do corpo que mancha e desonra o templo, quando devemos buscar a purificação e santidade e glorificar o Senhor em nós mesmos. “Ou não sabeis que o vosso é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”(Corintios 6.17-19).
    Peçamos ao Senhor prudência, entendimento e instrução para preservação do templo do nosso corpo em santificação constante para glória do seu nome. Somos feitos para adoração do nome do Senhor, guardemos firmemente o seu mandamento e assim, reinaremos com Jesus, Ele sempre estará conosco, seremos filhos e filhas, e Deus será nosso Pai. Portanto, continuemos e edifiquemos este templo, afinal, somos casa do Senhor.

    Pr, Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens