Fechar
Buscar no Site

O Poder do homem que ora (1) publicado na PG do dia 06/03/22

O PODER DO HOMEM QUE ORA (1)
“Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.” (Gênesis 25.21)
A esterilidade é um problema que, com o avanço da ciência, vem sendo contornado, principalmente através das técnicas de inseminação artificial. No entanto, há situações de infertilidade para as quais não há solução por parte da medicina. E, quando é possível reverter a infecundidade, os tratamentos são caros e geralmente demorados.
Nos tempos bíblicos, não havia qualquer saída humana para esse entrave: somente uma intervenção sobrenatural podia fazer de uma estéril mãe de filhos. Em razão disso, Isaque intercedeu por sua mulher durante vinte anos, até que o Todo-Poderoso atendeu à sua petição – Isaque tinha quarenta anos quando casou e, sessenta, quando Rebeca deu à luz os gêmeos Esaú e Jacó (Gênesis 25.20,26).
A primeira lição que se tira do texto bíblico é que, de fato, para Deus não há nenhuma situação demasiadamente difícil ou impossível (Gênesis 18.14; Lucas 1.37). Outras mulheres estéreis também deram à luz por milagre do Senhor, como Sara (mãe de Isaque), Raquel (mãe de José e Benjamim), Ana (mãe de Samuel) e Isabel (mãe de João Batista).
Isaque não era estéril, mas sua mulher. Naquela cultura, era motivo de grande vergonha a mulher não poder gerar filhos. Daí um segundo ensinamento: Isaque tomou para si a causa da mulher e passou a interceder sobretudo por ela, ainda que também pudesse ser beneficiado com o favor do Altíssimo. O fervor da oração foi uma associação poderosa com o amor que nutria por sua companheira!
Terceira lição: nunca devemos esmorecer diante da demora, aos nossos olhos, no atendimento das nossas orações. No tempo determinado por Deus, recebemos a graça pedida, conforme sua vontade. Finalmente, um outro ensino precioso: o homem deve ser o principal intercessor diante do Todo-Poderoso em favor da sua família. Como sacerdote do lar, é o primeiro a levar as causas familiares ao altar do Senhor.
Afinal, quem é a pessoa que mais intercede por sua família em sua casa?

Lusival Gaspar – Igreja Batista Vale do Jordão

Texto extraído do livro “Adorando a Deus em Família” (Viegas Editora, p. 23)

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens