Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 06/02/22

PARDAIS E LÍRIOS

“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé ?” (Evangelho de Mateus 6.28-30).

Obviamente, com nosso olhar, não conseguiremos enxergar a grandeza deste ensinamento; porque o que enxergaremos quando olhamos para aqueles que cotidianamente estavam e preencher a paisagem da palestina.
A verdadeira maravilha é percebida na sensibilidade de observar o cotidiano e nele a presença de Deus.

A exortação era a respeito da nossa pequena fé e a preocupação humana com o dia de amanhã e Jesus disse: “Olhai os Lírios do campo”.

Todo ser humano se preocupa com o futuro, seja próximo ou mais distante. Todos nós temos preocupações comuns sobre emprego, dinheiro, pessoas sob nossa dependência, salário, moradia, roupas, carro e até com os presentes de Natal nos preocupamos. Tudo é motivo para perdemos o sono, somos pequenos demais.
Jesus disse que não precisávamos nos preocupar com estas coisas, porque Deus alimenta os pardais e nós valemos bem mais que os pássaros e os lírios do campo.

É uma profunda verdade, Deus é mesmo o nosso provedor, Ele sabe do que precisamos é, certamente, não nos desamparará. É verdade, mas é muito difícil não se preocupar com as pequenas/grandes coisas do nosso dia a dia, principalmente com a questão financeira, que apesar de ser o menor problema, é, ao mesmo tempo, o pior de todos. A falta de dinheiro toda hora bate na porta de quem está passando por um deserto. Eu bem sei disso.
A fé é um exercício. Assim como precisamos exercitar nosso corpo e nossa mente, também precisamos exercitar a nossa fé, colocar em ação a pequena fé, colocar em ação a pequena fé que temos é esse exercício passar por conhecer a Palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o pela palavra de Deus, não tem outro jeito.

A questão da falta de fé, ou da insignificância dela, tem que ser enfrentada por todo cristão minimamente bem intencionado e não é com maquiagem que vamos resolver isso. Não é dizendo que temos fé que vai fazer nossa fé se fortalecer, nem fazendo de conta que somos uma muralha de fé, não dá pra fingir fé, temos que trabalhar a nossa fé e esse exercício é Palavra de Deus e Espírito Santo, tudo em doses generosas e diárias.

Faça um inventário das coisas que o preocupam e entregue nas mãos de Deus.

Indesistivelmente,

Vosso conservo em Cristo,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens