Fechar
Buscar no Site

Texto do Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 05/08/21

O DIA DO SENHOR E O DIA SETE DE SETEMBRO
11 – E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar? 12 – Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 – E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. (Joel 2:11-13)
O livro do profeta Joel tem como característica a repetição do “Dia do Senhor” e fala sobre vários aspectos desse dia. No Dia do Senhor as nações serão “notificadas” pelos crimes contra o povo da aliança do Senhor e julgadas de acordo (3.2-16-19). Mas o povo da herança de Deus será protegido, e abençoado espiritual e fisicamente (2.28-32; 3.16-18, 20-21). O povo é chamado a voltar-se para Deus com todo o seu ser, com lamento, choro, clamor ao Senhor e jejum, com sinceridade do arrependimento voltando-se para Ele de todo coração.  O Certo é que esse dia vai ser manifestado a “todos os seres existentes” , bons e maus.
Naquele dia o Senhor dará ordem ao seu exército para execução da sua palavra  e quem poderá suportar? (v.11), fica a pergunta retórica e a devida resposta: Ninguém, ninguém, mesmo, poderá suportar o Dia do Senhor. Deus conclama todos ao arrependimento de seus pecados e a se converterem ao Senhor.
Nunca, em nossa nação, houve tamanha e solicita expectativa quanto ao dia da independência do Brasil, dia 07 de setembro. Multidões de patriotas clamam por justiça e liberdade de consciência contra a censura prévia de um supremo que se vale de uma a violência jurídica e policial  sem medida,  ameaçando,calando, prendendo, punindo sem julgamento num insano desprezo à constituição brasileira e ao estado de direito. E toda essa famigerada questão infligida pelos “togados” é pública,  notória, e revolta o povo desta nação, os quais ansiosamente aguardam pelo “Dia 07 de setembro”, como numa outra proclamação de independência do Brasil. Isto é justo, é lícito e desejo de justiça de um povo que clama.
Não nos enganemos, o alvo final de todo o poder do mal é a igreja. Nosso compromisso é com o SENHOR, não com homens. A igreja continua proclamando o nome de Jesus. Ninguém pode parar o povo de Deus. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo.(Mt. 16.18). A igreja sempre vem sofrendo em tempos e épocas  a injustiça opressora, perseguição, prisões, açoites, com o intuito de calar  a pregação do evangelho do Reino de Deus, que  proclama a liberdade  advinda por Jesus Cristo, Nosso Senhor. E assim, muitos, como Estevão,  morrerão como mártires (At 7.59), lutando em defesa da liberdade  de ser livre.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Os principais  tentaram calar a  voz dos apóstolos no início da igreja primitiva ameaçado-os dos rigores da lei criminalizando a pregação da Palavra de Deus. “- Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los rigorosamente para que não falem mais nesse nome a homem algum. (Atos 4:17).
Queridos, devemos, sim,  lutar pela liberdade que é  inegociável, unidos pela fé naquele que trouxe a espada e não prometeu paz à terra, o Senhor Jesus. “- Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; (Mateus 10:34). Sendo assim, lancemos mão da espada que é a Palavra de Deus, é mais penetrante que uma espada de dois gumes, e divide a alma do espírito e faz perfeito discernimento dos pensamentos e intenções do coração humano (Hebreus 4.12).
Devemos ter o intenso anseio pelo “DIA DO SENHOR”, esse é o dia “D”, quando todos nós prestaremos conta de nossas obras boas e  más perante o juiz que está à porta;(Tiago 5.9). Ainda há tempo e sabemos que Deus é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade e não quer nos fazer mal.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens