Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Carvalho, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 04/04/2021

  1. A Cura do filho de um oficial
    João 4. 46 – 54
    46Mais uma vez, ele visitou Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galileia, vindo da Judéia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte. 48Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”. 49O oficial do rei disse: “Senhor, vem, antes que o meu filho morra”. 50Jesus respondeu: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu. 51Estando ele ainda a caminho, seus servos vieram ao seu encontro com notícias de que o menino estava vivo. 52Quando perguntou a que horas o seu filho tinha melhorado, eles lhe disseram: “A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde”. 53Então o pai percebeu que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: “O seu filho continuará vivo”. Assim, creram ele e todos os de sua casa. 54Esse foi o segundo sinal miraculoso que Jesus realizou, depois que veio da Judéia para a Galileia.
    Jesus volta a Caná da Galileia onde tinha realizado seu primeiro milagre – transformou água em vinho em uma festa de casamento – João 2. 1 – 11. Jesus ao chegar, alguém lhe procura – um oficial de alta patente. Ele procura Jesus não para algum tipo de interrogação, mas vai ao encontro de Jesus pelo medo de perder seu filho que se encontrava gravemente doente em Cafarnaum – “estava à beira da morte”.
    Aquele oficial foi até Jesus pela fé – “suplicou-lhe”. Ele sabia que Jesus poderia curar seu filho, sabia da gravidade, e que só por um milagre seu filho poderia continuar vivo, então ele insiste mesmo depois da observação de Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão.” Ele não deu importância a censura de Jesus, pois estava indo impulsionado pela fé – “Senhor, vem, antes que o meu filho morra”. Ele poderia ter ido a procura de um médico, poderia ter tentado algum medicamento, ou até mesmo desistido e apenas esperar seu filho morrer, mas não, ele se dirigiu a Jesus, foi ao encontro de quem realmente poderia levantar seu filho do leito, ele creu, ele não teve medo nem vergonha, ele se dirigiu até Jesus, se humilhou e clamou… aquele oficial demonstrou convicção, segurança e acima de tudo fé.
    A menção da volta de Jesus a Caná e do milagre ali realizado, demonstra que Ele queria solidificar sua obra anteriormente iniciada e Ele faz isso tornando mais abrangente ao conhecimento das pessoas na realização desse milagre. Naturalmente o episódio se dá em local público – o oficial suplica, a resposta de Jesus por meio de uma censura não foi dirigida particularmente ao oficial – “Se vocês…”. Jesus dá uma resposta a todos os galileus por não querer que ninguém venha até Ele apenas por conta dos milagres que realiza, mas que venha por Ele ser o Cristo, para ter uma comunhão, para glorificá-lo em louvor e adoração.
    Não importa a posição ocupada, a condição social, o grau de conhecimento intelectual ou o poder que alguém possa ter, a humildade e a fé fazem nos chegar o socorro e as bênçãos reservadas pelo Senhor a todos que cheguemos contritos até Ele… não precisamos ficar receosos com o que as pessoas vão pensar ou como vão julgar nossa atitude, muito menos não confiarmos que as respostas de Deus, quando nos aproximamos dEle com fé, não sejam para nos alcançar com sua misericórdia e abundante graça.
    Aquele homem confiou na palavra de Jesus, não ficou ali insistindo para que Jesus fosse logo até a presença de seu filho, ele foi para casa e mesmo antes de chegar, já lhe deram a notícia consoladora que seu filho estava vivo, ele não precisou de um sinal visível, simplesmente creu na Palavra! “O teu filho vive”! Esta foi a notícia que o oficial do rei ouviu na estrada quando se dirigia para casa depois de ouvir a Palavra de Jesus – “Vai, o teu filho vive”! Ele confiou na Palavra de Jesus – “Vai”! Então ele foi e na palavra dos servos já no caminho para casa, ele confirmou. Quando confiamos e quando mantemos a fé, podemos seguir em paz que notícias boas virão, podemos crer que as bênçãos chegarão como chegou até aquele oficial do rei – Jesus operou o milagre e seu filho foi curado, levantou-se do leito da morte, e tanto ele como todos os seus receberam o milagre da salvação por seu testemunho, por sua fé…
    Muitos precisam de algo visível, de uma constatação palpável de algo desejoso do seu coração, precisam de bênçãos, de prosperidade para crerem na Palavra de Deus, não basta o Jesus que morreu na cruz para nos lavar de todo pecado, o Jesus que nos traz paz, que nos conforta, que nos dar segurança, o Jesus que nos conduz ao arrependimento e assim podermos ouvir dEle: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. Precisamos caminhar confiantes de que a palavra de Jesus vai nos fazer ter boas notícias, vai nos fazer testemunhar para todos quem é Jesus em nossas vidas – “Assim, creram ele e todos os de sua casa”. Que conforto saber o quanto a Sua bendita Palavra pode nos tornar alegres e regozijados…
    Pr. Carvalho – SIB SACI – Teresina-PI

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens