Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 24/01/2021

SEMPRE CATIVOS E EM OBEDIENCIA
Salmos 126: 1 – QUANDO o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. 2 – Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. 3 – Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. 4 – Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 5 – Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 6 – Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
O cativeiro relembrado neste salmo refere-se ao cativeiro babilônico, quando os remanescentes do povo de Deus retornaram às imediações de Jerusalém, referindo especialmente ao Monte Sião (Tzion), uma fortaleza na colina a sudeste de Jerusalém.
Voltar para nossa casa (Jerusalém) não é algo assim tão comum, quando se passa tanto tempo (70 anos), como prisioneiro em uma terra estranha e longínqua.
Quem aqui já pronunciou firmemente que sua casa é o melhor lugar desse mundo. É aonde nos sentimos à vontade e familiarizados. A alegria de voltar é indescritível: Então a nossa boca se encheu de riso e cântico (v.2).
A intensidade da alegria é comparável a como se ver rios correndo em pleno deserto (v.4), figura da benção restauradora de Deus para com o seu povo.
Jesus fala à samaritana: – Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4.14. Fonte de água que jorra para a vida eterna. Para quem experimenta a tristeza e incertezas do cativeiro desértico nesse mundo, que é o pecado, esta é uma excelente noticia vinda de Jesus.
Nós, os gentios, dissemos: Grandes coisas fez o SENHOR, mas quando nos tornamos povo eleito e, também, libertado do cativeiro do pecado, tomamos posse da alegria e em nossa boca surge cânticos louvando a Deus, nosso libertador e Salvador.
Os que semeiam a preciosa semente,  em lágrimas, colherão frutos de alegria. O Senhor dá a boa semente que é a Palavra, a ser semeada no percurso da vida, mesmo com o choro e derramar de lágrimas.
O choro e  lágrimas sinceras apresentam o arrependimento pelo  pecado o qual nos aprisiona. No entanto, uma maravilhosa notícia Paulo nos dá: – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.  – Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. (Efésios 4.7-8)
Muitos no mundo andam e choram sem qualquer perspectiva de alcançar a alegria, não louvam a Deus, mas vivem em um deserto de tristeza. Pessoas, famílias inteiras sem o conhecimento da boa notícia que é o próprio Cristo Jesus. Ele mesmo, foi exaltado e está em uma posição no alto céu que lhe permite distribuir dons que produzem maior alegria  ao seu povo.  Agora, levemos cativo todo entendimento à obediência de Cristo (II Co 10.5)
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens