Fechar
Buscar no Site

A importância do dia a dia no casamento

A importância do dia a dia no casamento

A importância do dia a dia no casamento

A importância do dia a dia no casamento

Era um dia qualquer da semana. Às 17 horas fechei o notebook, guardei alguns itens de trabalho e voltei para casa. Poderia parecer uma rotina um tanto folgada, visto que antes das 18 horas eu havia finalizado o expediente. Ledo engano. Cheguei em casa antes do marido, ufa! Corri na cozinha e ao mesmo tempo cuidei de montar uma mesa rápida com o bolo que consegui comprar no horário de almoço, margarina (na época não dava para comprar manteiga), uma louça bonitinha e passar um café fresco. Marido chegou e tínhamos exatos 40 minutos para lanchar, conversar sobre o dia e então, ele seguir para a faculdade. E eu? Retornar ao trabalho via home office.

Uma narrativa de mais ou menos 4 anos atrás, que vem à nossa mente quando algum casal quer saber sobre como fazer o casamento dar certo.

Casamento quem faz é o casal. E é no dia a dia que ele acontece. Casamento é saber como o outro gosta de ser acordado ou como espera que seja a despedida quando você é o primeiro a sair de casa. É quando tudo parece dar errado no seu dia e você quer contar apenas para duas pessoas: Deus e seu cônjuge. É lutar contra o tempo para estar junto, mesmo que o junto não passe de 1 hora. Casamento é querer fazer a vontade do outro. E a vontade pode ser um bolo que ele gosta.

A famosa ordenança de Deus, que você certamente já ouviu em filmes ou leu em livros, é uma realidade para nós Cristãos. A ponto de ser a única opção dentro do casamento. Se ainda não sabe do que estamos falando, cito o livro de Marcos, capítulo 10 e versículo 9: “O que Deus uniu, o homem não separe”.

Veja, bem: a ordenança é para nós, homens e mulheres, pois somos nós quem estragamos e até levamos ao fim o casamento. É o casal que não cuida do seu relacionamento. Trabalho, lazer, ministério são importantes e fazem parte da vida. Mas Deus disse que é o casamento que não deve acabar. Assim, fica fácil compreender o que precisa ser nossa prioridade.

Não espere por uma crise para fazer aquela viagem que vai reaproximar o casal, certamente alguém vai dizer que estão precisando de uma segunda lua-de-mel. Viajar é uma delícia. Mas, na nossa humilde experiência em relacionamento, diríamos que um café com bolo entre um compromisso e outro seria mais eficaz. E contamos o porquê.

O café com bolo você pode fazer hoje mesmo. E pode ser o filme que há tempos vocês não param para assistir juntos, ou o café da manhã que fazem na rua ao invés de tomarem juntos em casa. Pode ser o jantar do dia a dia que cada um está fazendo um horário ou aquele bate-papo quando chegam do trabalho, antes de seguirem com os outros compromissos. O café com bolo é o que você pode mudar logo que percebe que algo não vai bem.

O que o casal precisa cuidar é do dia a dia. Todos os dias. O casamento está nas mãos de cada casal. Não é a falta de tempo ou de dinheiro (lembra dos 40 minutos com bolo e margarina?), é a falta de interesse que estraga o casamento. É a falta de comprometimento. É o esperar pelo dia perfeito, pela viagem dos sonhos, pela conta bancária recheada. Não espere pelo o que não tem para somente então fazer o casamento dar certo. Pode ser que quando chegar o dia perfeito, nem exista casamento. Talvez ele só exista no papel. E haja viagem para dar conta do problema que criaram.

A cada amanhecer há mais uma oportunidade de iniciar bem mais um dia de casamento. A Bíblia aconselha em Eclesiastes, capítulo 9 e versículo 9:  “Desfruta a vida com a mulher amada em todos os dias da vida de vaidade que Deus te concede debaixo do sol (…)”.

Que você possa observar mais seu cônjuge, melhore a rotina juntos e se faça presente no dia a dia um do outro.

:: Luiz e Raphaela Biagini – Ministério Legacy Relacionamentos

Foto: unsplash

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens