Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Hamilton Rocha (IBCalhau – São Luís – Ma) publicado na PG do dia 05/04/2020

O CAMINHO DO JUSTO E DO ÍMPIO

Salmo 1

Pr. Hamilton Rocha*

    Jerônimo, um dos expoentes da igreja, considerava este salmo como o prefácio do Espírito Santo no Saltério.

    Dois temas específicos são abordados nesse salmo: a diferença clara entre o justo e o ímpio; a sorte atual e o destino final dos seres humanos.

    À luz da Bíblia a humanidade está dividida nessas duas categorias: justo e ímpio.

    Ao lidar com esses dois temas o autor do Salmo 1 está apenas antecipando o que o próprio Senhor Jesus iria ensinar, que os homens e mulheres ou estão na estrada larga que leva à destruição ou na estrada estreita que leva à vida (Mateus 7:13,14).

I  –  O JUSTO PROSPERARÁ (vv.1-4)

    A pessoa justa é descrita primeiro negativamente, depois positivamente. Ele ou ela não anda…não se detém…nem se assenta…

    Há um conjunto triplo de paralelos: “anda”, “detém”, “senta”; “conselho”, “caminho”, “roda”; “ímpios”, “pecadores” e “zombadores”.

    Implica numa progressão decrescente. Há três velocidades encontradas nos verbos. Assim, deter-se é pior que andar, assentar-se é pior ainda. Assim como caminho é pior que conselho e roda é pior que caminho.

    No campo ético a contagem é regressiva. É uma ação progressiva ainda que não pareça.

    Em segundo lugar a pessoa justa é descrita positivamente: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor (…)”. Lei do Senhor é toda a Palavra de Deus e não apenas a Torá, a lei de Moisés.

    A lei do Senhor é o prazer dos justos. Isso é uma indicação do novo nascimento: “(…) o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar” (Rm.8:7).

    Porque o seu prazer está na Palavra de Deus os justos meditam nela dia e noite. Essa é a característica dos justos. Para obterem conselho a respeito de sua conduta diária eles não precisam buscar a opinião pública.

    Como resultado eles são como a árvore (v.3). Saúde, vigor perene, fruto e prosperidade são a marca dessa pessoa. Conhecemos alguém assim?

II –  OS ÍMPIOS PERECERÃO (vv.5,6)

    Os perversos são como a palha que o vento dispersa. São facilmente levados pelo vento, pelo julgamento de Deus.

    O ímpio, o perverso, o pecador não tem paz. Há inquietude no coração deles. Por isso seu caminho perecerá.

    Felizes são aqueles que se desviam do mal e buscam a Deus. De que lado nós estamos?

Pastor da Igreja Batista do Calhau

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens