Fechar
Buscar no Site

Templo cananeu descoberto na cidade bíblica de Laquis

Templo cananeu descoberto na cidade bíblica de Laquis

Mais uma descoberta de tirar o fôlego em uma das ruínas e parques nacionais mais interessantes na região do Sul de Israel, Tel Lachish, onde ficava a cidade bíblica de Laquis, está trazendo novas revelações arqueológicos durante a última temporada de escavações.

A descoberta de um templo cananeu é um evento raro na arqueologia da Terra de Israel. Templos até hoje foram encontrados individuais e que contribuem para a compreensão dos costumes cananeus. Nas escavações atuais, foram feitas descobertas conduzidas por pesquisadores da Universidade Hebraica. Por exemplo, foram encontrados pingentes, pulseiras e anéis de bronze, prata e ouro.

“A escavação deste templo é um evento particularmente emocionante, já que um templo cananeu foi escavado no país uma vez a cada trinta ou quarenta anos. Não há dúvida de que os achados descobertos também são de importância excepcional”, disse Yossi Garfinkel, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica. Com o professor Michael Hiesel, da Universidade Adventista do Sul, nos Estados Unidos.

No mês passado, a descoberta foi publicada na revista Levant Archaeology.

Laquis são as ruínas de uma grande cidade cananéia e posteriormente judaica, fortificada, que teve seu inicio por volta de 1.800 AC durante a Idade do Bronze Média. Esta cidade foi destruída pelos egípcios por volta de 1.550 AC, e em suas ruínas uma nova cidade foi erguida no final da Idade do Bronze, provavelmente, a cidade israelita.

Entre os muitos artefatos, foram encontrados grandes vasos de cerâmica, pontas de fechas, cordões e jóias de pedra rara, prata, bronze e ouro. Além disso, estatuetas de deuses, entres eles, o deus Baal que está descrito na Bíblia Sagrada.

Laquis era uma das cidades cananeus mais importantes da Terra de Israel. Seu povo governava grande parte das planícies da Judéia. A Bíblia menciona a cidade de Laquis como uma das cidades cananéias que foram destruídas por Josué, e também foi mencionada em várias fontes egípcias. De fato, foi uma das poucas cidades cananéias que sobreviveram no século XII, quando a arqueologia demonstra que houveram um grande número de destruições e conquistas, conforme o relato bíblico.

Os investigadores não tem como saber quem é o responsável pela destruição de Laquis. “Talvez os egípcios que tenham governado o país, talvez a guerra com outra cidade cananéia, talvez os israelitas como escritos na Bíblia, e talvez até mesmo os filisteus que tomaram o controle da planície costeira do sul e partes das planícies da época”, argumenta o professor Garfinkel, acrescentando: “O templo descoberto apresenta uma bela imagem de desintegração da antiga civilização cananéia, e a destruição da cultura cananéia após séculos de boom econômico e cultural “.

Entre os artefatos encontrados, um pequeno pedaço de cerâmica contendo a palavra SEFER, ou seja Livro, demonstra ma mudança radical na língua, variando do cananeu comum, esta palavra só é encontrada no idioma Hebraico. A descoberta está intrigando aos pesquisadores que ainda não conseguiram definir o autor da mesma. As escavações em Laquis estão lançando ainda mais luz no já tão iluminado texto bíblico.

FONTE/ REDE CAFETORAH

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens